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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Jefferson Pereira-
dc.contributor.authorBarbosa, Lucas Melo-
dc.contributor.authorCastelo Branco, Verônica Teixeira Franco-
dc.contributor.authorCavalcante, Rivelino Martins-
dc.date.accessioned2021-01-19T14:06:05Z-
dc.date.available2021-01-19T14:06:05Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Jefferson Pereira; BARBOSA, Lucas Melo; CASTELO BRANCO, Verônica Teixeira Franco; CAVALCANTE, Rivelino Martins. Avaliação da emissão de poluentes atmosféricos durante os processos de usinagem, transporte e aplicação de misturas asfálticas em ambiente urbano. In: CONGRESSO DE PESQUISA E ENSINO EM TRANSPORTE DA ANPET.32º., 04 a 07 nov. 2018, Gramado_RS. Anais […] Gramado,RS, 2018. p.1831-1842.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-87893-21-5-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56106-
dc.description.abstractThis work pretends to evaluate atmospheric emissions from the processes related to asphalt paving works (production, transportation and placement of asphalt mixtures). Asphalt paving services promote the development of large urban centers, as they facilitate the transportation of goods and population. However, they bring various environmental products, especially air pollution. For the accomplishment of these objectives, passive sampling methods were used for the quantification of asphalt fumes (NO2 and SO2) and active sampling for the quantification of total particulate matter (TPM). The results showed that the concentrations of particulate material in the plant were higher than the other activities (transportation and placement). During the transportation of the asphalt mixture, the concentrations of NO2 and SO2 were much higher than the measurements carried out during their placement. The determining factor in the emission of asphalt fumes was the temperature, although other factors, such as the current meteorological conditions, may have contributed to the dispersion of the pollutants, especially during the placement of the asphalt mixture.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPavimentação asfálticapt_BR
dc.subjectPoluição atmosféricapt_BR
dc.subjectFumos de asfaltopt_BR
dc.subjectDióxido de nitrogêniopt_BR
dc.subjectDióxido de enxofrept_BR
dc.titleAvaliação da emissão de poluentes atmosféricos durante os processos de usinagem, transporte e aplicação de misturas asfálticas em ambiente urbanopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo buscou avaliar as emissões atmosféricas oriundas dos processos relacionados às obras de pavimentação asfáltica (usinagem, transporte e aplicação de misturas asfálticas). Os serviços de pavimentação asfáltica promovem o desenvolvimento dos grandes centros urbanos, pois facilitam o escoamento de mercadorias e o deslocamento da população. No entanto, trazem consigo diversos passivos ambientais, em especial, a poluição atmosférica. Para o cumprimento dos objetivos, foram utilizados métodos de amostragem passiva, para a quantificação dos fumos de asfalto (NO2 e SO2), e amostragem ativa, para a quantificação de material particulado total (MPT). Os resultados mostraram que as concentrações de material particulado na usina foram superiores às outras atividades (transporte e aplicação). Durante o transporte da mistura asfáltica, as concentrações de NO2 e SO2 foram bem superiores que as medidas realizadas durante a sua aplicação. O fator determinante na emissão dos fumos de asfalto foi a temperatura, embora outros fatores, como as condições meteorológicas vigentes, possam ter contribuído para a dispersão dos poluentes, principalmente durante a aplicação da mistura asfáltica. Palavras-Chave: Pavimentação asfáltica; poluição atmosférica; fumos de asfalto; NO2; SO2.pt_BR
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