Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56074
Tipo: | Resumo |
Título: | Programa de incentivo à construção de hortas orgânicas e suspensas na rede municipal de ensino com alunos do nível fundamental como forma de intervenção socioambiental (Pró-Horta, CP.2016.PJ.0271) |
Autor(es): | Carvalho, Bruno da Silveira Silva, Marcelo Rebouças da Silva, Marcus Vinicius Chagas da |
Palavras-chave: | Hortas;Ambiente escolar;Educação ambiental |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | CARVALHO, Bruno da Silveira; SILVA, Marcelo Rebouças da; SILVA, Marcus Vinicius Chagas da. Programa de incentivo à construção de hortas orgânicas e suspensas na rede municipal de ensino com alunos do nível fundamental como forma de intervenção socioambiental (Pró-Horta, CP.2016.PJ.0271). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumo: | As hortas podem ser utilizadas como espaços de aprendizado, tornando o ambiente escolar mais agradável com a implantação de áreas verdes produtivas, além de possibilitar aos alunos um contato com os alimentos em seu ambiente de produção e consumo, bem como os fatores e recursos ambientais envolvidos na produção vegetal e reutilização de materiais. Nesse contexto, a implantação e condução comunitária de hortas nas escolas pode ser um valioso instrumento educacional, pois permite a reflexão da comunidade escolar sobre questões ambientais, saúde, qualidade nutricional, de vida e o contato com as relações ecológicas in loco. Dessa forma, as hortas possibilitam o resgate de hábitos regionais e locais e a redução dos custos referentes à merenda escolar. O projeto visa capacitar os alunos para a produção de hortas suspensas, promover a interação do ser humano com o meio ambiente, melhorar a qualidade de vida da comunidade escolar, incentivar a participação comunitária ativa e permanente quanto à proteção do equilíbrio ambiental e criar áreas verdes nas escolas, de modo que todos se sintam responsáveis pela sua manutenção. O público-alvo são estudantes do ensino fundamental da E.E.F. Colônia Z-8 e E.E.F.M. Bárbara de Alencar, localizadas em bairros próximos ao Instituto de Ciências do Mar – LABOMAR. O plano de ação consiste em apresentações orais, confecção e distribuição de cartilhas, construção das hortas, mobilização da comunidade escolar, promoção do manejo contínuo e oficinas sobre o tema. Os materiais para construção são garrafas PET, cordas, pregos, tesouras, martelos, água, terra, brita e sementes. Espera-se a ampliação da qualidade e diversidade da merenda escolar e a replicação das hortas nas residências dos alunos. De modo que as pessoas envolvidas reflitam sobre a sensibilização ambiental, o reaproveitamento de materiais e reeducação alimentar. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56074 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_bscarvalho.pdf | 75,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.