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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56065
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Arraes, Breno Milhomens | - |
dc.contributor.author | Reis, Lais Cunha dos | - |
dc.contributor.author | Pessoa, Ingrid Gonçalves | - |
dc.contributor.author | Elcias, Letícia Galvão Marinho | - |
dc.contributor.author | Santo, Sarah Rodrigues do Espírito | - |
dc.contributor.author | Miranda, Jose Lucivan | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-18T10:51:28Z | - |
dc.date.available | 2021-01-18T10:51:28Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | ARRAES, Breno Milhomens; REIS, Lais Cunha dos; PESSOA, Ingrid Gonçalves; ELCIAS, Letícia Galvão Marinho; SANTO, Sarah Rodrigues do Espírito; MIRANDA, Jose Lucivan. Ação na Comunidade 31 de Março – Praia do Futuro, utilizando o brincar como introdução ao desenvolvimento saudável da criança, enquanto busca-se as maiores demandas da comunidade sobre o tema. (Liga de Neurologia e Psiquiatria Infantil - QH00.2013.PJ.0109). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56065 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Neurodesenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Saúde e higiene | pt_BR |
dc.subject | Promoção da saúde | pt_BR |
dc.title | Ação na Comunidade 31 de Março – Praia do Futuro, utilizando o brincar como introdução ao desenvolvimento saudável da criança, enquanto busca-se as maiores demandas da comunidade sobre o tema. (Liga de Neurologia e Psiquiatria Infantil - QH00.2013.PJ.0109) | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | INTRUDUÇÃO: A brincadeira estimula a criança a desenvolver os sentidos, a adquirir habilidades motoras, a reconhecer objetos e suas características, como textura, forma, tamanho, cor e som. Brincando, a criança entra em contato com o ambiente, relaciona-se com o outro, desenvolve a autoestima, a afetividade, torna-se ativa e curiosa. É fácil notar, portanto, que toda criança precisa brincar. OBJETIVOS: Partindo desse princípio, objetivou-se a criação de um canal entre a Liga de Neurologia e Psiquiatria Infantil – Linepi e a Comunidade 31 de Março, para que fosse encorajada a prática do brincar entre pais e filhos, estimulando sua autonomia e confiança. Desejava-se saber quais as maiores dificuldades que tais pais enfrentam no processo de desenvolvimento e educação dos filhos. METODOLOGIA: Idealizou-se uma oficina de construção de fantoches para pais e filhos, utilizando-se materiais de fácil acesso, como meias, papel crepom, feltro e cola. Criados os laços com a comunidade, pretendia-se escutar demandas em segundo momento, onde os pais poderiam compartilhar suas principais dúvidas ou angústias no processo de desenvolvimento e educação de seus filhos. RESULTADOS: Construídos inúmeros fantoches por 16 mães e seus filhos de até 12 anos, realizou-se um segundo momento, por meio de uma roda de conversa, quando se observou que as maiores angústias e dúvidas das mães estavam na preocupação com a educação dos filhos diante de uma comunidade violenta, não se sabendo como e ou quando aplicar limites que impedissem que estes acabassem por se integrar em alguma prática criminosa. CONCLUSÃO: Foram criados laços não só entre pais e filhos, mas entre os residentes da comunidade e os membros da Linepi. Retornar-se-á para a comunidade num terceiro momento, para discussão sobre “educação e imposição de limites na infância”, demanda levantada pelas mães da comunidade. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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