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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56063
Tipo: | Resumo |
Título: | Análise do índice de placa bacteriana pré e pós atividades de higiene oral com crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autístico (TEA) assistidos pela Fundação Projeto Diferente. (Promovendo sorrisos: atenção à saúde bucal de pessoas com Transtorno do Espectro Autí |
Autor(es): | Oliveira, Bruna Kavamy Silvestre de Nogueira, Sandra Maria Abreu Faustino, Karla Kaianny de Paiva Martins, Amanda Barroso de Oliveira Alencar Junior, Emmanuel Arraes de |
Palavras-chave: | Transtornos do espectro autista;Saúde bucal;Promoção da saúde |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Universidade Federal do Ceará |
Citação: | OLIVEIRA, Bruna Kavamy Silvestre de; NOGUEIRA, Sandra Maria Abreu; FAUSTINO, Karla Kaianny de Paiva; MARTINS, Amanda Barroso de Oliveira; ALENCAR JUNIOR, Emmanuel Arraes de. Análise do índice de placa bacteriana pré e pós atividades de higiene oral com crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autístico (TEA) assistidos pela Fundação Projeto Diferente. (Promovendo sorrisos: atenção à saúde bucal de pessoas com Transtorno do Espectro Autí. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) |
Resumo: | A placa bacteriana pode ser definida como uma película incolor constituída de bactérias e restos alimentares que se forma sobre os dentes. Essa é a principal causa de doenças periodontais e cárie, sendo necessária sua remoção diária, através da escovação. Essa remoção deve ser realizada de maneira eficaz, tarefa difícil para pessoas diagnosticadas com TEA, pois essa síndrome afeta o desenvolvimento neurológico. O indivíduo autista, normalmente, tem retardo no desenvolvimento de habilidades físicas, sociais e de aprendizado, geralmente apresentando a saúde bucal precária e, frequentemente, alto índice de cárie e doença periodontal. É de tamanha importância o controle da placa bacteriana em pessoas com TEA para que se previna e não apenas se cure o problema em relação à saúde bucal, evitando que o indivíduo necessite de um tratamento invasivo, doloroso e/ou traumático. O objetivo deste trabalho foi realizar uma avaliação da saúde bucal de 20 crianças e adolescentes assistidos pela Fundação Projeto Diferente, a partir da realização de atividades lúdicas de educação bucal individualizadas, escovação supervisionada e evidenciação de placa bacteriana. Para isso foi realizada uma revisão de literatura nas bases de dados PubMed, Bireme e Lilacs, utilizando os descritores “Autismo”, “Saúde Bucal” e “assistência odontológica para pacientes especiais”, selecionando artigos dos últimos cinco anos nos idiomas inglês e português. Para a evidenciação, utilizou-se cotonete embebido de Replak® - Dentsply seguido de bochecho com água. Os resultados mostraram elevados índices de placa bacteriana na população estudada e não demonstraram redução significativa no mesmo após as atividades realizadas concluindo-se que, a higiene bucal desses indivíduos encontra-se precária, necessitando uma maior atenção e cuidado por parte de pais e cuidadores, além de atividades de educação em saúde adequadas às suas necessidades individuais. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56063 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
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