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Tipo: Resumo
Título: Análise do índice de placa bacteriana pré e pós atividades de higiene oral com crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autístico (TEA) assistidos pela Fundação Projeto Diferente. (Promovendo sorrisos: atenção à saúde bucal de pessoas com Transtorno do Espectro Autí
Autor(es): Oliveira, Bruna Kavamy Silvestre de
Nogueira, Sandra Maria Abreu
Faustino, Karla Kaianny de Paiva
Martins, Amanda Barroso de Oliveira
Alencar Junior, Emmanuel Arraes de
Palavras-chave: Transtornos do espectro autista;Saúde bucal;Promoção da saúde
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: OLIVEIRA, Bruna Kavamy Silvestre de; NOGUEIRA, Sandra Maria Abreu; FAUSTINO, Karla Kaianny de Paiva; MARTINS, Amanda Barroso de Oliveira; ALENCAR JUNIOR, Emmanuel Arraes de. Análise do índice de placa bacteriana pré e pós atividades de higiene oral com crianças e jovens com Transtorno do Espectro Autístico (TEA) assistidos pela Fundação Projeto Diferente. (Promovendo sorrisos: atenção à saúde bucal de pessoas com Transtorno do Espectro Autí. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: A placa bacteriana pode ser definida como uma película incolor constituída de bactérias e restos alimentares que se forma sobre os dentes. Essa é a principal causa de doenças periodontais e cárie, sendo necessária sua remoção diária, através da escovação. Essa remoção deve ser realizada de maneira eficaz, tarefa difícil para pessoas diagnosticadas com TEA, pois essa síndrome afeta o desenvolvimento neurológico. O indivíduo autista, normalmente, tem retardo no desenvolvimento de habilidades físicas, sociais e de aprendizado, geralmente apresentando a saúde bucal precária e, frequentemente, alto índice de cárie e doença periodontal. É de tamanha importância o controle da placa bacteriana em pessoas com TEA para que se previna e não apenas se cure o problema em relação à saúde bucal, evitando que o indivíduo necessite de um tratamento invasivo, doloroso e/ou traumático. O objetivo deste trabalho foi realizar uma avaliação da saúde bucal de 20 crianças e adolescentes assistidos pela Fundação Projeto Diferente, a partir da realização de atividades lúdicas de educação bucal individualizadas, escovação supervisionada e evidenciação de placa bacteriana. Para isso foi realizada uma revisão de literatura nas bases de dados PubMed, Bireme e Lilacs, utilizando os descritores “Autismo”, “Saúde Bucal” e “assistência odontológica para pacientes especiais”, selecionando artigos dos últimos cinco anos nos idiomas inglês e português. Para a evidenciação, utilizou-se cotonete embebido de Replak® - Dentsply seguido de bochecho com água. Os resultados mostraram elevados índices de placa bacteriana na população estudada e não demonstraram redução significativa no mesmo após as atividades realizadas concluindo-se que, a higiene bucal desses indivíduos encontra-se precária, necessitando uma maior atenção e cuidado por parte de pais e cuidadores, além de atividades de educação em saúde adequadas às suas necessidades individuais.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56063
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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