Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56054
Tipo: Resumo
Título: Maio Roxo: um mês de conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais e melhoria da qualidade de vida dos pacientes
Autor(es): Freitas, Bianca Cordeiro Nojosa de
Dantas Primo, Vilmar
Perdigão, Renata Nóbrega
Pinheiro Filho, Luiz Augusto de Moraes
Gomes Filho, Jedson Vieira
Braga, Lucia Libanez Bessa Campelo
Palavras-chave: Doenças inflamatórias intestinais;Promoção da saúde;Maio Roxo
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: FREITAS, Bianca Cordeiro Nojosa de; DANTAS PRIMO, Vilmar; PERDIGÃO, Renata Nóbrega; PINHEIRO FILHO, Luiz Augusto de Moraes; GOMES FILHO, Jedson Vieira; BRAGA, Lucia Libanez Bessa Campelo. Maio Roxo: um mês de conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais e melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: As Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs) compreendem, principalmente, a doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa, ambas idiopáticas, porém relacionadas a uma resposta imunológica anormal à microbiota bacteriana da luz intestinal. A DIIs são doenças crônicas, consideras um dos grandes problemas da população moderna, pois tendem a ser progressivas, gerando repercussões importantes na qualidade de vida de seus portadores, que acarretam alterações nos âmbitos social, psicológico e profissional. Ciente disso, a Liga de Gastroenterologia (LG) promoveu atividades no Maio Roxo, um mês voltado à conscientização sobre as DIIs e à melhoria da qualidade de vida dos pacientes. Assim, em 19/05, dia mundial da Doença Inflamatória Intestinal, os integrantes da LG organizaram a 8ª Caminhada para Crohn e Colite. Esta aconteceu na Avenida Beira Mar – Meireles, em Fortaleza-CE, e contou com a participação de cerca de 40 pessoas, entre elas, pacientes, profissionais e estudantes da área da saúde. Outra ação de destaque se constituiu na apresentação de uma aula sobre o tema das DIIs, na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará - UFC, ministrada pela orientadora da Liga, Dra Lucia Libanes, uma referência no estudo dessas doenças. Além das atividades elencadas, foi realizado o Dia de Conscientização sobre DIIs, juntamente com a participação dos integrantes da Liga de Reumatologia e Doenças Autoimunes, que se realizou no Shopping Benfica, em Fortaleza. A ação foi baseada na exposição de banners, distribuição de panfletos. Houve a abordagem dos transeuntes para explicação oral sobre as afecções. Foram distribuídos, ao final da explanação, barras de cereais para os participantes – aproximadamente cerca de 290 pessoas. Observou-se a curiosidade, o interesse e os questionamentos da população em relação às doenças. Consideramos que o aumento da prevalência dessas doenças, justificam-se a importância de levar estas informações à população.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56054
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_bcnfreitas.pdf77,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.