Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56043
Tipo: Resumo
Título: Dia mundial do lupus: informação sobre a doença aliada ao resgate a autoestima do paciente
Autor(es): Ribeiro, Adilla Thaysa Mendes
Medeiros, Marta Maria das Chagas
Palavras-chave: Lupus eritematoso sistêmico;Promoção da saúde;Doenças crônicas;Doentes crônicos
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: RIBEIRO, Adilla Thaysa Mendes; MEDEIROS, Marta Maria das Chagas. Dia mundial do lupus: informação sobre a doença aliada ao resgate a autoestima do paciente. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: Introdução: O Lupus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença auto-imune crônica, com manifestações sistêmicas e de etiologia multifatoral. É uma entidade rara que afeta principalmente mulheres jovens e se caracteriza por um espectro clínico amplo. Tem alta morbidade e prejuízo a qualidade de vida dos pacientes, visto que atualmente não tem cura. Objetivo: Esclarecer os portadores de LES, levando em consideração a importância do entendimento da doença pelo paciente para a adesão terapêutica e bom prognóstico, resgatar a autoestima do paciente que convive com doença crônica de alta morbidade e engajar os familiares no apoio ao tratamento. Metodologia: Foi realizada, no dia 19 de abril de 2016, uma manhã de conversa com mais de 40 pacientes e seus familiares. Houve exposição de aspectos como etiologia, diagnóstico e tratamento do LES por médica reumatologista orientadora do projeto de extensão, seguida de questionamentos por parte dos pacientes e familiares. Contamos com a presença do Grupo de Apoio aos Reumáticos do Ceará (GARCE), com exposição de aspectos da vida diária do paciente lúpico e de aspectos jurídicos e burocráticos com relação às drogas de alto custo. Ao final, houve entrega de brindes e lanche para o público. Resultados: A atividade foi avaliada subjetivamente por meio de coleta de relatos. Houveram depoimentos de que sentiram-se mais acolhidos, seguros em relação ao conhecimento da doença, incluídos e estimulados à enfrentar as adversidades da doença e de seu tratamento. Foi possível avaliar também as principais demandas desse grupo de pacientes. Conclusão: Por tratar-se de uma entidade de conhecimento complexo inclusive por parte dos profissionais de saúde, vê-se a necessidade de esclarecimento constante. Através do diagnóstico de demandas dessa atividade, foi possível projetar palestras em nutrição, educação física e psicologia voltadas à esse público que vieram a realizar-se após o evento.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56043
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_atmribeiro.pdf72,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.