Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56024
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPontes, Alissandra Sousa de Goes-
dc.contributor.authorSouza, Margarida Maria Pimentel de-
dc.date.accessioned2021-01-13T23:15:41Z-
dc.date.available2021-01-13T23:15:41Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationPONTES, Alissandra Sousa de Goes; SOUZA, Margarida Maria Pimentel de. Sinalário escolar: um glossário singular em ambientes educativos (CHOO.2015.PJ0219). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56024-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSinaláriopt_BR
dc.subjectSurdos - Meios de comunicaçãopt_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.titleSinalário escolar: um glossário singular em ambientes educativos (CHOO.2015.PJ0219)pt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste projeto visa sistematizar e disponibilizar os sinais de Língua Brasileira de Sinais-Libras usados em Escolas de surdos, para divulgar os conhecimentos dessa língua com o Sinalário, um dicionário online disponível às escolas bilíngues e inclusivas de surdos. Desenvolvido no Estado do Ceará, objetivo um Glossário em Libras faltou muito glossário sinalaria vão combinar os sinais comunidade surda é natural, desenvolvimento ajudam do projeto de extensão intitulado Rede Surdos-CE. Temos como referência os autores: (CAPOVILLA e RAPHAEL, 2008), (QUADROS, 2004) e (SACKS, 1998). Seguimos uma visão sociolinguística, encarando as diversidades linguísticas regionais no uso da Libras nos locais de ensino e buscando promover o acesso aos conhecimentos se respaldando nas abordagens construtivistas e sociointeracionista. Divulgar as pessoas usar os sinais. Quando o sinal era eles conhecido, já gravávamos em vídeo a execução do vocábulo, uma vez que a Libras é uma língua espaço-visual. Depois disso, regravamos os sinais coletados, com a sinalização por parte de nossa equipe de bolsistas e a consequente edição dos vídeos. Por fim, em parceria com escolas da rede pública estadual de Fortaleza, dentre elas o Instituto Cearense de Educação de Surdos, procedemos com criação de um website https://redesurdosce.wordpress.com. A pesquisa ainda encontra-se em desenvolvimento e somente está sendo possível devido ao apoio da UFC. A produção de vídeos com os sinais coletados e a utilização da internet, esta contribuindo para consolidar e compartilhar os sinais, representando uma alternativa para assegurar o acesso à Libras de forma padronizada e democrática no meio escolar e acadêmico. Com o progresso do projeto Rede Surdos-CE estamos criando um ambiente de integração linguística entre escolas e universidades do estado do Ceará, permitindo o acesso a vocábulos específicos da Libras nas mais variadas disciplinas escolares e áreas acadêmicas.pt_BR
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_asgpontes.pdf74,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.