Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/56011
Tipo: Resumo
Título: Atenção a saúde da mulher no pré-natal: relato de experiência do uso da acupuntura para prevenção do insônia (Assistência à mulher na saúde materna e mamária, nº FE00.2001_AI.0570)
Autor(es): Araujo, Ana Paula de Jesus
Holanda, Sâmia Monteiro
Fernandes, Ana Fátima Carvalho
Castro, Regia Christina Moura Barbosa
Palavras-chave: Enfermagem;Acupuntura;Obstetrícia;Insônia
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: ARAUJO, Ana Paula de Jesus; HOLANDA, Sâmia Monteiro; FERNANDES, Ana Fátima Carvalho; CASTRO, Regia Christina Moura Barbosa. Atenção a saúde da mulher no pré-natal: relato de experiência do uso da acupuntura para prevenção do insônia (Assistência à mulher na saúde materna e mamária, nº FE00.2001_AI.0570). Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: Introdução: Insônia é a dificuldade de iniciar ou manter o sono ou ainda a percepção de um sono não reparador, com prejuízo na atividade social e/ou profissional. A insônia na gravidez é normal e acredita-se que ela se deve a alterações hormonais típicas desta fase, mas como nem todas as grávidas apresentam insônia na gestação, acredita-se que haja outros fatores envolvidos. Objetivos: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem na atenção a gestante em uso de acupuntura para o alívio da insônia. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicas de enfermagem que participam do projeto de Assistência à Mulher na Saúde Materna e Mamária. O estudo está sendo desenvolvido na consulta de pré-natal na Casa de Parto Natural no CEDEFAM – UFC. Foram submetidas à acupuntura 54 mulheres, nos turnos manhã e tarde. Os dados são coletados mediante a aplicação da Escala de Sonolência de Epworth e Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh para avaliação do sono e um instrumento para avaliação sociodemográfica e perfil clínico/obstétrico. Parcerias: Tivemos como parceria o projeto de Saúde Sexual e Reprodutiva do próprio departamento. Resultados: Após o uso da acupuntura foi percebido melhoria significativa das queixas relacionadas ao sono. Observou-se também que as mulheres relataram melhora em outros aspectos, dentre eles a dor lombar e o estresse. Conclusão: Durante a pesquisa conhecemos um pouco da história e da rotina das gestantes, para que assim possamos avaliar se as seções de acupuntura estão ajudando a relaxá-las. Participamos de momentos de educação em saúde na medida que a coleta estava sendo desenvolvida, participar desta pesquisa nos ajuda a conhecer a singularidade das pessoas e o ambiente em que vivem, assim, podemos oferecer um atendimento que melhor se adeque aos seus valores e crenças.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/56011
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_apjaraujo.pdf78,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.