Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55955
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues Neto, Aluizio Marinho | - |
dc.contributor.author | Vasconcelos, Victor Daniel | - |
dc.contributor.author | Pinho, Ruth Carvalho de Santana | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-07T14:21:44Z | - |
dc.date.available | 2021-01-07T14:21:44Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES NETO, Aluizio Marinho; VASCONCELOS, Victor Daniel; PINHO, Ruth Carvalho de Santana. A importância da disciplina auditoria para os alunos de contábeis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55955 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Auditoria | pt_BR |
dc.subject | Universidades e faculdades - Currículos | pt_BR |
dc.subject | Ciências contábeis | pt_BR |
dc.title | A importância da disciplina auditoria para os alunos de contábeis | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O ensino da Auditoria, no curso de Ciências Contábeis nas Instituições de Ensino Superior, além de preparar os profissionais para a entrada no mercado de trabalho deveria apresentar ao profissional em formação uma concepção objetiva sobre esta carreira. Desse modo, é possível afirmar que o ensino da disciplina Auditoria deveria ter influência sobre a visão que o aluno terá sobre a atividade. O estudo realizado teve como objetivo principal verificar a contribuição da disciplina de Auditoria, ministrada na Universidade Federal do Ceará, para a formação da visão do aluno sobre o mercado de trabalho nesta área. A pesquisa caracterizou-se como um levantamento. O questionário visou conhecer o ponto de vista dos estudantes matriculados na disciplina Auditoria I, dos cursos diurno e noturno do semestre 2016.1, sobre o mercado de trabalho da profissão de auditor independente, observando a visão do aluno antes e depois de terem cursado a disciplina. Foi utilizada a escala de Likert para atribuir níveis de concordância com as afirmativas mediante uma escala de 1 a 6. Os dados foram analisados por meio de técnicas estatísticas, sendo feito um teste não paramétrico de Wilcoxon para a análise das médias. Os resultados obtidos apontaram significância nas médias das variáveis que envolviam o nível de exigência ética para o profissional auditor, a capacitação para o exercício da atividade, a concorrência da profissão e sobre o interesse na área. A variável remuneração, nível técnico-profissional, oportunidades de trabalho e dificuldades para o ingresso no mercado não alcançaram significância nas médias. Concluiu-se, então, que a disciplina tem conseguido contribuir para a visão do rigor normativo da profissão, mas precisa incorporar elementos mais voltados para o mercado de trabalho a fim de aproximar o aluno deste universo e motivá-lo para a profissão. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_amrneto.pdf | 67,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.