Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55839
Tipo: Resumo
Título: Escola do Joelho: educação e treinamento para prática de atividade física em pacientes com osteoartrite
Autor(es): Agostinho, Alysson Borges
Rodrigues, Carlos Augusto Silva
Almeida, Gabriel Peixoto Leão
Palavras-chave: Joelhos - Doenças;Osteoartrite;Fisioterapia;Treinamento;Joelho
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: AGOSTINHO, Alysson Borges; RODRIGUES, Carlos Augusto Silva; ALMEIDA, Gabriel Peixoto Leão. Escola do Joelho: educação e treinamento para prática de atividade física em pacientes com osteoartrite. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Extensão, 25)
Resumo: INTRODUÇÃO: A Osteoartrite (OA) é definida como uma disfunção articular ocasionada por processo degenerativo da articulação. Sua ocorrência é maior em pessoas de acima de 50 anos afetando a capacidade funcional e qualidade de vida. Recomendações de associações mundiais em pesquisa de AO de joelho recomendam fortemente a prática de exercícios físicos nesse perfil de pacientes. OBJETIVO: Abordar pacientes com OA de joelho do Ambulatório do Projeto de Assistência e Prevenção das Disfunções do Joelho (PAPO-Joelho) através da avaliação e prescrição de exercícios físicos para melhora da aptidão física dos membros inferiores. Orientar o treinamento dos pacientes com finalidade de contribuição para um estilo de vida ativo. METODOLOGIA: Este estudo trata-se de um projeto de pesquisa da Escola do Joelho junto ao Projeto de Assistência e Prevenção das Disfunções do Joelho. Os pacientes serão de ambos os sexos, na faixa de mais de 50 anos passarão por teste cardiorrespiratório, de resistência muscular localizada, de mobilidade e força muscular. O treinamento será efetuado no Laboratório de Força Aplicado ao Esporte e a Saúde (LAFAES) do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES), para cada paciente serão três sessões por semana, no total de dezoito sessões o paciente será reavaliado e liberado. RESULTADOS: O esperado do projeto de pesquisa é primeiramente iniciar uma prática regular de atividade física nos pacientes de OA junto a Escola do Joelho e após a alta continuar as atividades tanto em seu domicílio como em algum local propício sem nenhum risco a sua saúde já com o conhecimento que adquiriu na Escola. CONCLUSÃO: Estudos científicos mostram o quanto é importante o indivíduo que tem alguma disfunção em seu joelho, praticar o treinamento físico para dar uma condição favorável não somente para o membro, mas também ao individuo para que possa retornar sua rotina de vida.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55839
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENEX - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_abagostinho.pdf72,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.