Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/5578
Type: Dissertação
Title: A política de preços como uma estratégia competitiva para o mercado de flats em Fortaleza
Authors: Pinheiro, Flávia Costa
Advisor: Jorge Neto, Paulo de Melo
Keywords: Política de Preços;Receita de Hospedagem;Flats e Hoteis
Issue Date: 2006
Citation: PINHEIRO, Flávia Costa. Política de preços como uma estratégia competitiva para o mercado de flats em Fortaleza. 2006. 68f. Dissertação (mestrado profissional) - Programa de Pós-Graduação em Economia CAEN, Universidade Federal do Ceará Fortaleza-CE, 2006.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente trabalho analisa a política de fixação de preços diferenciados de um empreendimento imobiliário que exerce a atividade hoteleira. Após estudar a evolução da demanda no mercado de Fortaleza e o comportamento dos preços praticados nos anos de 2003 a 2005 de uma amostra selecionada como exemplo, desenvolve-se um modelo econométrico de demanda. A partir dos resultados estatísticos, constrói-se uma análise de fixação de tarifas e a respectiva compatibilidade entre demanda, preço e rentabilidade financeira. Este estudo mostra que é possível adequar as práticas de diferenciações de tarifas que promovem o aumento da Receita de Hospedagem com ganhos de vantagem competitiva perante os concorrentes do segmento de flats. O cálculo adotado para a determinação da receita auferida, fornece subsídios ao gerente do empreendimento hoteleiro no sentido de definição de práticas que facilitam as possibilidades de rendimento do investidor.
Abstract: The objective this project is to establist operational limits of a policy of differentiated princing for different seasons of demanda in hotel enterprises. This policy has iniated from the growth n demand in the Fortaleza market. An economically coherent model is estimated to establish the demand for price that affers a just financial return in the market.The main conclusion of this study is that demand, altough non-eslastic, adjusts to the practice of price differentiation that promote the growth of the “ Receita de Hospedagem” of the avaiable rooms (revpar) in the sector of flats. The calculations used to determine the ideal “revpar” allow for profitability to the manager of a hotel enterprise in that they define the practices that determine the gaia possibilities of the investitor.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/5578
Appears in Collections:CAEN - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006_dissert_fcpinheiro.pdf454,35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.