Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55747
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Fábio Rodrigues dos | - |
dc.contributor.author | Silva, Sóstenes Ericson Vicente da | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-17T19:05:57Z | - |
dc.date.available | 2020-12-17T19:05:57Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Fábio Rodrigues dos; SILVA, Sóstenes Ericson Vicente da. Efeitos de sentido no discurso do/sobre o Programa Escola sem Partido. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 10, v. 10, n. 3, p. 1-20, set./dez. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2237-6321 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55747 | - |
dc.description.abstract | This paper aims to analyze the meaning’s effects produced in the classroom, based on discursive practices. Enrolling in the Analysis of Discourse inaugurated by Michel Pêcheux, in dialogue with Bakhtinian assumptions, a corpus extracted from an enunciative scene is analyzed, in which statements are formulated about the School without Party Program. Taking into account the discourse production’s conditions in its constitutive relationship with memory and interdiscourse, it was observed that the processes of subjectivation contributed to the meaning production’s effects, dialectically opposed, materialized in different elements of knowledge. Such effects point to the subject positions in presence, while they put in perspective the social function of educational practice, considering the responsive assumption, having the discourse as mediation to unveil the contradictions of the contemporary Brazilian scene. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Entrepalavras | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Análise do Discurso | pt_BR |
dc.subject | Escola sem Partido | pt_BR |
dc.subject | Efeitos de sentido | pt_BR |
dc.title | Efeitos de sentido no discurso do/sobre o Programa Escola sem Partido | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo tem por objetivo analisar efeitos de sentido produzidos no espaço da sala de aula, a partir de práticas discursivas. Inscrevendo-se na Análise do Discurso inaugurada por Michel Pêcheux, em diálogo com pressupostos bakhtinianos, analisa-se um corpus extraído de uma cena enunciativa, na qual são formulados dizeres sobre o Programa Escola sem Partido. Tendo em conta as condições de produção do discurso em sua relação constitutiva com a memória e com o interdiscurso, observou-se que os processos de subjetivação contribuíram para a produção de efeitos de sentido, dialeticamente opostos, materializados em distintos elementos de saber. Tais efeitos apontam para as posições-sujeito em presença, ao tempo em que põem em perspectiva a função social da prática educativa, considerando o pressuposto responsivo, tendo o discurso como mediação para desvelar as contradições da cena brasileira contemporânea. | pt_BR |
dc.title.en | Meaning’s effects in the discourse of/about the School without Party Program | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_art_frsantossevsilva.pdf | 548,82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.