Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55622
Tipo: TCC
Título: Contribuição da biblioteca universitária na formação discente
Autor(es): Alcântara, Maria Daiana Silva Alves
Orientador: Farias, Maria Giovanna Guedes
Palavras-chave: Biblioteca Universitária;Atuação profissional do bibliotecário;Formação discente
Data do documento: 2020
Citação: ALCÂNTARA, Maria Daiana Silva Alves. Contribuição da biblioteca universitária na formação discente. 2020. 71f.- TCC (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2020.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar a percepção dos discentes em relação à contribuição da Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará (BCH/UFC) e dos bibliotecários universitários atuantes na mesma, no período de desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A fim de alcançar este objetivo, buscou-se verificar se os discentes conhecem e utilizam os serviços presenciais e online prestados pelos bibliotecários da BCH/UFC; identificar quais são os tipos mais recorrentes de demanda informacional no período em que os discentes concludentes estão desenvolvendo monografias/TCCs; e, por fim, constatar quais atividades da BCH/UFC, exercidas pelos bibliotecários, os discentes relatam auxiliar na construção de seu TCC. Em relação à metodologia, utilizou-se a abordagem quanti-qualitativa e o método de pesquisa exploratória. O procedimento de coleta de dados ocorreu por intermédio da plataforma Google Forms, com uso de um questionário com perguntas abertas e fechadas. No tratamento dos dados coletados empregou-se a análise de conteúdo com o estabelecimento de categorias. Os resultados apontam que os entrevistados têm diferentes graus de conhecimento sobre os serviços disponibilizados pela biblioteca; buscam com frequência as atividades na BCH/UFC voltadas à pesquisa e acesso à internet; têm facilidade em solicitar atendimento aos bibliotecários universitários e entendem que os mesmos contribuem durante período de elaboração de TCC; conhecem, em alguns casos, o atendimento prestado pelos bibliotecários universitários, mas usufruem do suporte destes especialistas sem saber que foi disponibilizado pelos mesmos. Conclui-se que os discentes têm uma avaliação favorável acerca da contribuição da BCH/UFC e dos bibliotecários universitários, mas necessitam de mais instruções para melhor aproveitar o suporte disponibilizado por estes profissionais e pela unidade de informação.
Abstract: This research seeks to analyze the perception of undergraduate students, during the period they are writing their monographs, about the contribution of the Humanities Library of the Federal University of Ceará (BCH/UFC) and about the university librarians who work in that unit. In order to that, we have aimed at: investigating if the students know and use personal and online services offered by BCH; to identifying student's usual information demands regarding the development of their monographs; and, at last, to establishing which activities developed by the librarians students recognize as helpful to assist them with their monographs. As for our methodology, we have adopted a quanti-qualitative approach and an exploratory method. The data collecting procedure has occurred via Google Forms with which we have applied a questionnaire with 10 questions. As for the analysis of the data, we have established analytical categories to deal with the content of the answers. The results point that the students have different levels of knowledge about the services offered by the library; students often seek BCH for activities related to book search and Internet access; they easily make appointments with the librarians and believe that these professionals contribute to the writing of their monographs; students know, in some cases, the services offered by the university librarians, but use them unaware that they are performed by these experts. We have concluded that students have in general a positive perception about the role of the BCH/UFC on their education, but need better instructions to enjoy support offered by these professionals and by the information unit.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55622
Aparece nas coleções:BIBLIOTECONOMIA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc_mdsaalcantara.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.