Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55612
Title in Portuguese: Cantando na chuva: a construção da narrativa dos musicais hollywoodianos
Author: Silva, Lilian Moura Lopes da
Advisor(s): Vieira, Marcelo Dídimo Souza
Keywords: Cinema hollywoodiano
Gêneros cinematográficos
Cinema musical norte-americano
Narrativa
Issue Date: Dec-2019
Citation: Silva, Lílian Moura Lopes da. Cantando na chuva: a construção da narrativa dos musicais hollywoodianos. 2019. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) – Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Curso de Cinema e Audiovisual, Fortaleza, 2019.
Abstract in Portuguese: Esta pesquisa tem por objetivo investigar a trajetória e as transformações do gênero cinematográfico musical no cinema estadunidense desde o seu primórdio até o lançamento do longa-metragem Cantando na Chuva. Primeiramente, há um estudo sobre os primeiros anos do teatro musical norte-americano e do cinema, entre o período de 1895 a 1927, a fim de entender como eles influenciaram os filmes do gênero e a trajetória até chegar nos filmes ―falados‖. Em seguida, apresentamos um panorama pelo gênero musical desde o lançamento de O Cantor de Jazz até o início dos anos 1950, com o intuito de fazer um levantamento das teorias que cercam o gênero. Por fim, chegamos à análise de Cantando na Chuva, o qual tem por finalidade compreender elementos apresentados no filme, dentre eles a narrativa, partindo das teorias observadas nos capítulos anteriores, além de entender o porquê da obra ser considerada a maior do gênero.
Abstract: The purpose of this research is to investigate the trajectory and transformations of the musical film genre in American cinema from its inception until the release of the movie Singing in the Rain. First, a study is made of the early years of American musical theater and cinema, from 1895 to 1927, in order to understand how they influenced films of the genre and their trajectory until they came to the "talkie" films. Then, we draw an overview of the musical genre since the release of The Jazz Singer until the early 1950s, in order to survey the theories surrounding the genre. Finally, we come to the Singing in the Rain analysis, which aims to understand elements, including the narrative, presented in the film, starting from the theories seen in the previous chapters, as well as understanding why the work is considered the most important of the genre.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55612
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:CINEMA E AUDIOVISUAL - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_lmlsilva.pdf3,31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.