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Tipo: TCC
Título: O desempenho dos pontos de contato na promoção de vendas: um estudo de caso numa empresa do ramo alimentício
Autor(es): Costa, Gabriela Tomaz Rebouças da
Orientador: Reinaldo, Hugo Osvaldo Acosta
Palavras-chave: Pontos de contato;Promoção de vendas;Comunicação;Marketing
Data do documento: 2020
Citação: COSTA, G.T. R. O desempenho dos pontos de contato na promoção de vendas: um estudo de caso numa empresa do ramo alimentício. 2020. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2020.
Resumo: O estudo objetiva analisar o desempenho dos pontos de contato na promoção de vendas não-monetária, em uma empresa do ramo alimentício. O estudo se fez a partir de dados secundários, que é o resultado de uma pesquisa de recall pós-campanha realizado pelo instituto de pesquisa contratado pela marca objeto de estudo e cedido pela empresa para esta monografia. Assim, quanto à natureza, a pesquisa se enquadra como aplicada, ou empírica, pois visa agregar novos conhecimentos para o assunto. A abordagem do estudo é quantitativa, pois utilizou-se de um relatório pós-campanha para quantificar as respostas. Fez-se um estudo de caso da marca X, utilizando-a como objeto do estudo para alcançar os objetivos do trabalho. O instrumento utilizado foi um questionário estruturado, posto em um painel do instituto, composto de 40 questões que tratavam dos pontos de contato e outros tópicos relevantes da promoção de vendas, e essas perguntas eram direcionadas a pessoas que se encaixam no perfil desejado pela marca: mulheres, classe C e residente no Ceará, Piauí, Maranhão ou Rio Grande do Norte. Os materiais de ponto de venda, o carrossel e o post patrocinado foram os mais visíveis da campanha e o vídeo e o testemunhal de rádio foram os mais atrativos para as participantes. Após analisar os dados oferecidos pelo relatório, pode-se concluir que os pontos de contato mais relevantes para a promoção de vendas não-monetária são vídeo, carrossel, testemunhal de rádio e material de ponto de venda, e que esses pontos de contato têm uma importância por serem os intrumentos de contato entre fabricante-cliente e comunicação em diversos meios para que o público-alvo possa ter acesso às informações mais relevantes.
Abstract: The study aims to analyze the performance of touchpoints in a non-monetary sales promotion in a food company. Secondary data was used, which was a post-campaign recall report carried out by the research institute hired by the brand under study. As for nature, the research fits as applied, or empirical, as it aims to add new knowledge to the subject. The study approach is quantitative, as a post-campaign report was used to quantify responses. A brand X case study was done, using it as the object of the study to achieve the objectives of the work. The instrument used was a structured questionnaire, placed on a panel of the institute, composed of 40 questions that dealt with touchpoints and other relevant topics of sales promotion, and these questions were directed to people who fit the profile desired by the brand: women, class C and resident in Ceará, Piauí, Maranhão or Rio Grande do Norte. Point of sale materials, the carousel and the sponsored post were the most visible of the campaign and the video and radio testimonial were the most attractive for the participants. After analyzing the data offered by the report, it can be concluded that the most relevant touchpoints for this non-monetary sales promotion are video, carousel, radio testimonial and point of sale material, and that these touchpoints has an importance as they are the instruments of contact between manufacturer-customer and communication in various media so that the target can have access to the most relevant information.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55555
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