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dc.contributor.authorRocha, Marcos da Silva-
dc.date.accessioned2020-11-27T13:20:15Z-
dc.date.available2020-11-27T13:20:15Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationROCHA, Marcos da Silva. A geografia escolar frente à intolerância religiosa: desafios e proposições. Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 18, p. 1 - 14, abr. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2178-0463-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55498-
dc.description.abstractConflicts involving religion have become increasingly visible in the international discussion agenda. Several tragic events are constantly motivated, too, for reasons of religious intolerance. There is no denying the relevance of the religious factor to the identity of the nation and the individual, so it is essential to debate to what extent dogmatism and religious fundamentalism are hurting human dignity. The focus of this article is to score the results of the debate on religious intolerance in a secondary school by understanding the student as a religious person (or not) living in a neighborhood where there will also be cases of religious intolerance. It also discusses the guidelines proposed by the school on the subject. Finally, a reflexive and mediated activity is proposed to serve as a basis for discussions and practices of religious tolerance.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherGeosaberespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeografia Escolarpt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleA geografia escolar frente à intolerância religiosa: desafios e proposiçõespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrConflitos envolvendo religião têm assumido cada vez mais visibilidade na agenda de discussão internacional. Diversos acontecimentos trágicos são motivados constantemente, também, por razões que tocam a intolerância religiosa. Não há como negar a relevância do fator religioso para a identidade da nação e do indivíduo, deste modo, é indispensável debater até que ponto o dogmatismo e o fundamentalismo religioso estão ferindo a dignidade humana. O foco deste artigo é pontuar os resultados do debate sobre intolerância religiosa em uma escola de ensino médio entendendo o estudante como um indivíduo religioso (ou não) que vive em um bairro aonde também irão existir casos de intolerância religiosa. Dialoga-se também com as diretrizes propostas pela escola sobre o tema. Por fim, uma atividade reflexiva e mediada é proposta para que sirva de base para as discussões e práticas de tolerância religiosa.pt_BR
dc.title.enSchool geography in front of religious intolerance: challenges and proposalspt_BR
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