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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55478
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Farias, Andressa da Costa | - |
dc.contributor.author | Bonfim, Letícia Laurindo de | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-25T20:58:11Z | - |
dc.date.available | 2020-11-25T20:58:11Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | FARIAS, Andressa da Costa; BONFIM, Letícia Laurindo de. A influência de Oswald de Andrade na poesia concreta/contemporânea de Augusto de Campos. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 9, n. 21, p. 155-171, ago./out. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1983-5000 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55478 | - |
dc.description.abstract | This article takes a comparative approach to Oswald de Andrade's aesthetic-literary project and its influence on the concretist movement, especially in Augusto de Campos' poetry. In the 1920s, the modernist idealized Brazilian and avant-garde poetry, simultaneously nationalist and regressive, cosmopolitan and modernizing. Its aesthetic formulation is opposed to the literary traditionalism of the 19th century, which still hovered over the 20th century, being, therefore, a project of aesthetic renewal of a “genuinely” national poetry and of its time. From the 1950s to the 60s, the emergence of Concrete Poetry meets what was built in the 1920s by Oswald de Andrade. A constructive posture emerges for poetry, making it also avant-garde and inaugurating new textualities for the poetic. Above all, the author Augusto de Campos incorporates in most of his publications new platforms, including the media, laser projection, technologies, video clips, sound, image, etc., in an exercise of updating and renewing poetry. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Entrelaces | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Poesia Pau-Brasil | pt_BR |
dc.subject | Modernismo Brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Poesia Concreta | pt_BR |
dc.subject | Andrade, José Oswald de Sousa de, 1890-1954 | pt_BR |
dc.title | A influência de Oswald de Andrade na poesia concreta/contemporânea de Augusto de Campos | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo faz uma abordagem comparativa do projeto estético-literário de Oswald de Andrade e da influência deste sobre o movimento concretista, sobretudo, na poesia de Augusto de Campos. O modernista idealiza, nos anos 20 do século passado, uma poesia brasileira e de vanguarda, simultaneamente nacionalista e regressiva, cosmopolita e modernizante. Sua formulação estética opõe-se ao tradicionalismo literário do século XIX que pairava ainda sobre o século XX, sendo, portanto, um projeto de renovação estética de uma poesia “genuinamente” nacional e do seu tempo. A partir dos anos 1950/60, o surgimento da Poesia Concreta vai ao encontro do que foi construído na década de 1920 por Oswald de Andrade. Emerge uma postura construtiva para a poesia, fazendo-a igualmente de vanguarda e inaugurando novas textualidades para o poético. Sobretudo, o autor Augusto de Campos incorpora na maior parte de suas publicações novas plataformas, incluindo as mídias, a projeção em laser, tecnologias, videoclipes, som, imagem etc., em um exercício de atualização e renovação da poesia. | pt_BR |
dc.title.en | The influence of Oswald de Andrade on the neoconcrete poetry of Augusto de Campos | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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