Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55429
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTelles, Pâmela-
dc.contributor.authorKunz, Marinês Andrea-
dc.date.accessioned2020-11-21T02:06:04Z-
dc.date.available2020-11-21T02:06:04Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationTELLES, Pâmela; KUNZ, Marinês Andrea. A desagregação da personagem e o espaço narrativo em Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos e O trabalho sujo dos outros, de Ana Paula Maia. Revista Entrelaces, Fortaleza, v. 9, n. 21, p. 96-110, ago./out. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2596-2817-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55429-
dc.description.abstractRecent Brazilian literary production has been characterized by the approach to the theme of urban violence, translated from the articulation of socio-historical perspectives, which are manifested in aesthetic productions. Part of the specialized critic has considered this tendency to be a mere spectacularization of the theme, while another sees it as representing aspects of a reality, which aims to proclaim discouragement in the face of the country's situation. When problematizing these positions, the article analyzes the narratives Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos and O trabalho sujo dos outros, by Ana Paula Maia and reflects about violence, identity and the formation of Brazilian society. To this purpose, the text dialogues with different areas, in an interdisciplinary perspective, emphasizing the need to approach different domains, or to eliminate their borders, when there is an intention to understand socio-cultural and aesthetic phenomena. When we take a look at violence in contemporary Brazil, such literary production challenges representations of identity and questions the historical process linked to this context, thus exercising the role of art as a questioning of society.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Entrelacespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEntre rinhas de cachorros e porcos abatidospt_BR
dc.subjectO trabalho sujo dos outrospt_BR
dc.subjectMaia, Ana Paula, 1977-pt_BR
dc.subjectLiteratura brasileira contemporâneapt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.titleA desagregação da personagem e o espaço narrativo em Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos e O trabalho sujo dos outros, de Ana Paula Maiapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrRecente produção literária brasileira tem se caracterizado pela abordagem do tema da violência urbana, traduzida a partir da articulação de perspectivas sócio-históricas, que se manifestam em produções de cunho estetizante. Parte da crítica especializada tem considerado essa tendência mera espetacularização do tema, enquanto outra a vê como representação de aspectos de uma realidade, que objetiva proclamar o desalento diante da situação do país. Ao problematizar esses posicionamentos, o artigo analisa as narrativas Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos e O trabalho sujo dos outros, de Ana Paula Maia e reflete sobre violência, identidade e formação da sociedade brasileira. Para tanto, o texto dialoga com diferentes áreas, em uma perspectiva interdisciplinar, sublinhando a necessidade de aproximação de campos distintos, ou da eliminação de suas fronteiras, quando há a intenção de compreender fenômenos socioculturais e estéticos. Ao lançar um olhar sobre a violência no Brasil contemporâneo, tal produção literária coloca em xeque representações de identidade e questiona o processo histórico vinculado a esse contexto, exercendo, pois, o papel de arte enquanto questionamento da sociedade.pt_BR
dc.title.enThe dissociation of the character and the narrative space in Entre rinhas de cachorros e porcos abatidos and O trabalho sujo dos outros, by Ana Paula Maiapt_BR
Aparece nas coleções:PPGLE - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_ptelesmakunz.pdf535,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.