Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55398
Tipo: Artigo de Evento
Título: Caracterização da resistência mecânica dos biocimentos de Brushita/Fosfato tricálcio incorporados com dióxido de silício por planejamento fatorial de experimentos
Autor(es): Lourenço, Erisandra Rodrigues Alves
Albuquerque, José Silvio Veras
Nogueira, Ricardo Emílio Ferreira Quevedo
Palavras-chave: Biocimento;Resistência mecânica;Dióxido de silício;Brushita
Data do documento: 2014
Citação: LOURENÇO, Erisandra Rodrigues Alves; ALBUQUERQUE, José Silvio Veras; NOGUEIRA, Ricardo Emílio Ferreira Quevedo. Caracterização da resistência mecânica dos biocimentos de Brushita/Fosfato tricálcio incorporados com dióxido de silício por planejamento fatorial de experimentos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CERÂMICA, 58º., 18 a 21 maio 2014, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil. Anais[…]Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, 2014.
Resumo: Os biocimentos de fosfato de cálcio apresentam alta osteocondutividade, facilidade de moldagem, fácil manipulação, excelente biocompatibilidade e bioatividade. No entanto, a baixa resistência mecânica é o principal problema desses biocimentos, por isso procura-se adicionar aditivos que melhorem suas propriedades físicas. Esta pesquisa tem como objetivo a caracterização da resistência mecânica dos biocimentos de brushita/fosfato tricálcio formulado com diferentes concentrações de dióxido de silício por planejamento fatorial. Os biocimentos foram produzidos com a adição de dióxido de silício a biocerâmica de fosfato tricálcio. As amostras foram analisadas por compressão diametral segundo a norma da ABNT - NBR 7222/94, para este ensaio foi utilizado o equipamento universal de ensaios da marca Instron modelo 4443. Para a análise estatística de experimento fatorial foi utilizado o software (Origin®8). Os resultados da resistência mecânica nas diferentes composições de biocimentos mostraram que a porcentagem de dióxido de silício presente influencia na resistência mecânica do material.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55398
Aparece nas coleções:DEMM - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_eralourenço.pdf167,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.