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dc.contributor.authorMartins, Marco Aurélio Corrêa-
dc.date.accessioned2020-11-18T23:40:48Z-
dc.date.available2020-11-18T23:40:48Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationMARTINS, Marco Aurélio Corrêa. Profissionalização de pobres em escolas católicas do Rio de Janeiro no século XIX. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 24, p. 481-510, jul./dez. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55383-
dc.description.abstractTwo Catholic schools, founded in the final decades of the Brazilian Empire, were specifically vocational: Escola Doméstica Nossa Senhora do Amparo, female, founded in Petrópolis and Escola Santa Rosa, male, founded in Niterói. The analysis sought to observe the type of professionalization proposed in the context of the transition from slave labor to free labor and the development of an urban-industrial society. A bibliographic research, with sources pointed out by publications specific to these schools, allows us to observe, in the history they narrate, the questions proposed by the article that included some pedagogical factors that could intervene in the education of the worker, in the type of professionalization offered, in the view of poverty and disadvantage for aid for charity and its intersection with education projects or their absence. With Marshall (1967) and Carvalho (2015) we seek to place this school trajectory in the context of the formulation of the social right to education and with Paul Ricoeur (2010), to understand the bases of the educational intervention proposal for the new working relationship that was in the expectation society of the moment.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Laborpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação católicapt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectReligião e Educaçãopt_BR
dc.subjectAbolição da Escravaturapt_BR
dc.titleProfissionalização de pobres em escolas católicas do Rio de Janeiro no século XIXpt_BR
dc.title.alternativeLa profesionalización de los pobres en las escuelas católicas de Río de Janeiro en el siglo XIXpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDuas escolas católicas, fundadas nas décadas finais do Império, foram especificamente profissionalizantes: Escola Doméstica Nossa Senhora do Amparo, feminina, fundada em Petrópolis e Escola Santa Rosa, masculina, fundada em Niterói. A análise procurou observar o tipo de profissionalização proposta no contexto da transição do trabalho escravo para o trabalho livre e o desenvolvimento de uma sociedade urbano-industrial. Uma pesquisa bibliográfica, com fontes apontadas por publicações próprias dessas escolas, permite observar, na história por elas narradas, as questões propostas pelo artigo que incluem alguns fatores pedagógicos que pudessem intervir na instrução do trabalhador, no tipo de profissionalização ofertada, na visão da pobreza e desvalimento para o socorro pela caridade e sua interseção com os projetos de educação ou sua ausência. Com Marshall (1967) e Carvalho (2015) busca-se colocar essa trajetória escolar no contexto da formulação do direito social à educação e com Paul Ricoeur (2010), compreender as bases da proposta de intervenção educacional para a nova relação de trabalho que estava na expectação da sociedade do momento.pt_BR
dc.description.abstract-esDos escuelas católicas, fundadas en las últimas décadas del Imperio brasileño, fueron específicamente vocacionales: Escola Doméstica Nossa Senhora do Amparo, femenina, fundada en Petrópolis y Escola Santa Rosa, masculina, fundada en Niterói. El análisis buscó observar el tipo de profesionalización propuesta en el contexto de la transición del trabajo esclavo al libre y el desarrollo de una sociedad urbano-industrial. Una investigación bibliográfica, con fuentes señaladas por publicaciones específicas de estas escuelas, nos permite observar, en la historia que narran, las preguntas propuestas por el artículo que incluyen algunos factores pedagógicos que podrían intervenir en la educación del trabajador, en el tipo de profesionalización ofrecida, en vista de la pobreza y la desventaja, para ayuda por la caridad y su intersección con proyectos educativos o su ausencia. Con Marshall (1967) y Carvalho (2015) se busca ubicar esta trayectoria escolar en el contexto de la formulación del derecho social a la educación y con Paul Ricoeur (2010), comprender las bases de la propuesta de intervención educativa para la nueva relación laboral que esperaba la sociedad del momento.pt_BR
dc.title.enProfessionalization of the poor in Catholic schools in Rio de Janeiro in the 19th centurypt_BR
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