Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55354
Tipo: Artigo de Evento
Título: Avaliação de impactos da indústria cerâmica do polo de Russas - CE.
Autor(es): Nunes, Ana Bárbara de Araújo
Barreto, Thayana Maria de Lima
Palavras-chave: Cerâmica vermelha;Impacto ambiental;Meio ambiente
Data do documento: 2019
Citação: NUNES, Ana Barbara de Araújo; BARRETO , Thayana Maria de Lima. Avaliação de impactos da indústria cerâmica do polo de Russas - CE. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 30°., 16 a 19 jun. 2019, Natal, no Rio Grande do Norte. Anais [...] Natal, no Rio Grande do Norte, 2019.
Resumo: A indústria da cerâmica vermelha é uma das mais importantes atividades econômicas da cidade de Russas, no Ceará, sendo a principal fonte de renda para a grande maioria da população rural de baixo nível escolar e constituindo uma importante fonte de receita tributária municipal. No entanto, a atividade apresenta um significante passivo ambiental devido à extração inadequada de argila, ao uso acelerado de fontes de energia não renováveis, aos resíduos gerados durante o processo produtivo e a poluição atmosférica característica das técnicas empregadas. A presente pesquisa objetiva avaliar os impactos ambientais provocados na área de estudo pela atividade cerâmica. Para a identificação dos impactos usou-se o método de avaliação de impactos ambientais denominado Checklist ou listagem de controle. Como instrumento para tal, foram aplicados questionários para os empresários do ramo e moradores do entorno dos empreendimentos, além de terem sido realizadas visitas guiadas que permitiram conhecer melhor o processo produtivo e identificar os impactos gerados em cada etapa da produção. Foram avaliados no estudo aspectos como degradação do meio ambiente, geração de emprego e renda e a saúde do trabalhador e da população vizinha às empresas. Como forma de sintetizar os resultados foi construído um mapa de impactos que considerou os meios biótico, abiótico e antrópico; relacionando-os aos aspectos de cada fase do processo produtivo, aos impactos gerados e propondo medidas mitigadoras. O mapa contou com 20 impactos ambientais gerados pela atividade cerâmica, dos quais 17 eram de valoração negativa enquanto apenas 3 apresentaram efeitos positivos para a área de estudo.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55354
ISSN: 978 857022193-3
Aparece nas coleções:DEHA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_eve_abdanunes.pdf299,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.