Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55345
Tipo: Artigo de Evento
Título: Aplicação do Índice de Qualidade de Bascarán (IQAB) para avaliação da qualidade da água do Reservatório Sobral, Ceará
Autor(es): Silva, Lael Matheus Lima e
Silva, Layane Priscila de Azevedo
Barros Filho, Marcos André Capitulino de
Costa, Mayara Carantino
Freitas, Francisco Rafael Sousa
Palavras-chave: Reservatório;Semiárido;Poluição;Hídrica;Eutrofização
Data do documento: 2019
Citação: SILVA, Lael Matheus Lima e; SILVA, Layane Priscila de Azevedo; BARROS FILHO, Marcos André Capitulino de; COSTA, Mayara Carantino; FREITAS, Francisco Rafael Sousa. Aplicação do Índice de Qualidade de Bascarán (IQAB) para avaliação da qualidade da água do Reservatório Sobral, Ceará. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 30°., 16 a 19 jun. 2019, Natal, no Rio Grande do Norte. Anais [...] Natal, no Rio Grande do Norte, 2019.
Resumo: O Índice de Qualidade de Água de Bascarán (IQAB), apesar de pouco utilizado no Brasil para determinação da qualidade da água, pode apresentar resultados eficientes e abrangentes, pois agrega diversos parâmetros, os quais podem ser adaptados àqueles avaliados em cada programa de monitoramento. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade da água do reservatório Sobral, localizado na zona periurbana da cidade de Sobral, região noroeste do estado do Ceará, mediante uso do Índice de Qualidade de Água proposto por Bascarán (1979), bem como avaliar a influência da sazonalidade (estação seca e chuvosa) na variação do IQAB. O reservatório foi monitorado no período de março de 2016 a maio de 2017 em três pontos de coleta, para a avaliação dos parâmetros: pH, Condutividade Elétrica, Turbidez, Oxigênio Dissolvido, Fósforo Total, Amônia, Nitrito, Nitrato, Coliformes Totais e Termotolerantes. Observou-se que no período chuvoso o IQAB apresentou os maiores resultados sugerindo melhoria da qualidade da água acompanhando o aumento das precipitações na região. O valor médio obtido para o IQAB teve valor percentual de 60%, o que enquadrou a qualidade da água do reservatório como aspecto aparente “Aceitável” no período monitorado, mostrando que o uso do IQAB, para determinação da qualidade da água do reservatório Sobral, em comparação com a Resolução CONAMA 357/2005, se mostrou bem coerente para a maioria dos parâmetros avaliados. No entanto foram observados valores de Fósforo Total bem elevados, com média (0,11 mg/L) bem superior ao valor máximo permitido pela Resolução CONAMA 357/2005 (0,03 mg/L) para águas doces de Classe 2.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55345
ISSN: 978-857022193-3
Aparece nas coleções:DEHA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_eve_lmlesilva.pdf321,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.