Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55304
Tipo: TCC
Título: O livro de histórias na Educação Infantil: uma análise de seus conteúdos
Autor(es): Cavalcante, Erika Maria da Silva
Orientador: Ribeiro, Ana Paula de Medeiros
Palavras-chave: Acervo literário;Educação Infantil;Literatura infantil
Data do documento: 2020
Citação: CAVALCANTE, Erika Maria da Silva. O livro de histórias na Educação Infantil: uma análise de seus conteúdos. 2020. 36f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2020.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo analisar o teor dos acervos literários distribuídos às creches e pré-escolas públicas brasileiras por meio de iniciativas do Ministério da Educação, bem como o uso pedagógico desses materiais e suas implicações sobre o desenvolvimento cognitivo-emocional da criança de cinco anos. Para tanto, foram estudadas as políticas públicas desenvolvidas pelo MEC nas últimas décadas voltadas para formação continuada de professores, ampliação do acervo e formação de leitores. Como referencial teórico, pode-se destacar as principais ideias da teoria de Henri Wallon acerca do desenvolvimento da criança e sua relação com a literatura infantil. A parte prática da pesquisa se deu por meio da análise de livros constituintes do Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE 2014, orientados para crianças entre quatro e cinco anos. A análise concentrou-se no enredo das obras.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55304
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_tcc_emscavalcante.pdf595,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.