Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55304
Tipo: | TCC |
Título : | O livro de histórias na Educação Infantil: uma análise de seus conteúdos |
Autor : | Cavalcante, Erika Maria da Silva |
Tutor: | Ribeiro, Ana Paula de Medeiros |
Palabras clave : | Acervo literário;Educação Infantil;Literatura infantil |
Fecha de publicación : | 2020 |
Citación : | CAVALCANTE, Erika Maria da Silva. O livro de histórias na Educação Infantil: uma análise de seus conteúdos. 2020. 36f. - TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia, Fortaleza (CE), 2020. |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho teve como objetivo analisar o teor dos acervos literários distribuídos às creches e pré-escolas públicas brasileiras por meio de iniciativas do Ministério da Educação, bem como o uso pedagógico desses materiais e suas implicações sobre o desenvolvimento cognitivo-emocional da criança de cinco anos. Para tanto, foram estudadas as políticas públicas desenvolvidas pelo MEC nas últimas décadas voltadas para formação continuada de professores, ampliação do acervo e formação de leitores. Como referencial teórico, pode-se destacar as principais ideias da teoria de Henri Wallon acerca do desenvolvimento da criança e sua relação com a literatura infantil. A parte prática da pesquisa se deu por meio da análise de livros constituintes do Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE 2014, orientados para crianças entre quatro e cinco anos. A análise concentrou-se no enredo das obras. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55304 |
Aparece en las colecciones: | PEDAGOGIA - TCC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_tcc_emscavalcante.pdf | 595,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.