Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55267
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLins, Laikui Cardoso-
dc.contributor.authorPinto, João Rodrigues-
dc.date.accessioned2020-11-13T15:34:07Z-
dc.date.available2020-11-13T15:34:07Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationLINS, Laikui Cardoso; PINTO, João Rodrigues. Formação do leitor na EPT: um relato de experiência. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 24, p. 149-174, jul./dez. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn1983-5000-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55267-
dc.description.abstractThe study is about the partial results of the voluntary and extracurricular activities, proposed by the professors of the Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Teixeira de Freitas to their students, trying to stimulate their interaction with the academic community during the period of classes suspension due to the Coronavirus pandemic. This experience aimed to favor the experience with the literary text and the reader formation from the perspective of the Professional and Technological Education, resulting in a reading club, where the chosen texts to be read show us the interests and particularities of its members. Metodologically, it is a study of qualitative approach, in which those involved put themselves in the act of reading and interpreting. The aim of the study is to build reading strategies connected with the research, by emphasizing the creation of strategies to make critical readers. The study shows that it is possible, through the literary reading, to promote actions that bring different knowledges from real life together, for the complete students’ formation.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Laborpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectClube de leituraspt_BR
dc.subjectTexto literáriopt_BR
dc.titleFormação do leitor na EPT: um relato de experiênciapt_BR
dc.title.alternativeFormación de Lectores en Educación Profesional y Tecnológica: informe de experienciapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo versa sobre os resultados parciais das atividades voluntárias e extracurriculares, propostas pelos docentes do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Teixeira de Freitas aos seus estudantes, com o intuito de fomentar a interação com a comunidade acadêmica, durante o período de suspensão das aulas, em 2020, devido à pandemia do Coronavírus. Essa vivência buscou privilegiar a experiência com o texto literário e a formação do leitor, na perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica, culminando na formação de um clube de leituras, cujos textos eleitos registram interesses e particularidades dos integrantes. Metodologicamente, trata-se de um trabalho de abordagem qualitativa, em que os envolvidos se colocam ativamente no ato de ler e interpretar. O objetivo é construir práticas de leituras em simbiose com o valor do trabalho, enfatizando a criação de estratégias à formação de leitores críticos. O estudo mostra que é possível, através da leitura literária, promover ações que aproximem saberes diversos da vida concreta para a formação integral dos estudantes.pt_BR
dc.description.abstract-esEl estudio trata de los resultados parciales de las actividades voluntarias y extracurriculares, propuestas por los profesores del Instituto Federal Baiano (IF Baiano) - Campus Teixeira de Freitas a sus estudiantes, con el fin de promover la interacción con la comunidad académica, durante el período de suspensión de clases, en 2020, debido a la pandemia de coronavirus. Esa vivencia buscó privilegiar la experiencia con el texto literario y la formación del lector, desde la perspectiva de la Educación Profesional y Tecnológica, culminando en la formación de un club de lecturas, cuyos textos elegidos registran intereses y particularidades de los integrantes. Metodológicamente, es un trabajo de abordaje cualitativo, donde los implicados se ponen activamente en el acto de lectura e interpretación. El objetivo del estudio es construir prácticas de lectura en simbiosis con el valor del trabajo, con énfasis en la creación de estrategias para la formación de lectores críticos. El estudio muestra que es posible, a través de la lectura literaria, promover acciones que acerquen diversos conocimientos a la vida concreta, para la formación integral de los estudiantes.pt_BR
dc.title.enReader’s Formation in the Profession and Technological Education: an experience reportpt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_lclinsjrpinto.pdf231,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.