Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55267
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Formação do leitor na EPT: um relato de experiência
Otros títulos : Formación de Lectores en Educación Profesional y Tecnológica: informe de experiencia
Título en inglés: Reader’s Formation in the Profession and Technological Education: an experience report
Autor : Lins, Laikui Cardoso
Pinto, João Rodrigues
Palabras clave : Educação Profissional e Tecnológica;Formação de leitores;Clube de leituras;Texto literário
Fecha de publicación : 2020
Editorial : Revista Labor
Citación : LINS, Laikui Cardoso; PINTO, João Rodrigues. Formação do leitor na EPT: um relato de experiência. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 24, p. 149-174, jul./dez. 2020.
Resumen en portugués brasileño: O presente estudo versa sobre os resultados parciais das atividades voluntárias e extracurriculares, propostas pelos docentes do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Teixeira de Freitas aos seus estudantes, com o intuito de fomentar a interação com a comunidade acadêmica, durante o período de suspensão das aulas, em 2020, devido à pandemia do Coronavírus. Essa vivência buscou privilegiar a experiência com o texto literário e a formação do leitor, na perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica, culminando na formação de um clube de leituras, cujos textos eleitos registram interesses e particularidades dos integrantes. Metodologicamente, trata-se de um trabalho de abordagem qualitativa, em que os envolvidos se colocam ativamente no ato de ler e interpretar. O objetivo é construir práticas de leituras em simbiose com o valor do trabalho, enfatizando a criação de estratégias à formação de leitores críticos. O estudo mostra que é possível, através da leitura literária, promover ações que aproximem saberes diversos da vida concreta para a formação integral dos estudantes.
Abstract: The study is about the partial results of the voluntary and extracurricular activities, proposed by the professors of the Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Teixeira de Freitas to their students, trying to stimulate their interaction with the academic community during the period of classes suspension due to the Coronavirus pandemic. This experience aimed to favor the experience with the literary text and the reader formation from the perspective of the Professional and Technological Education, resulting in a reading club, where the chosen texts to be read show us the interests and particularities of its members. Metodologically, it is a study of qualitative approach, in which those involved put themselves in the act of reading and interpreting. The aim of the study is to build reading strategies connected with the research, by emphasizing the creation of strategies to make critical readers. The study shows that it is possible, through the literary reading, to promote actions that bring different knowledges from real life together, for the complete students’ formation.
Resumen en español: El estudio trata de los resultados parciales de las actividades voluntarias y extracurriculares, propuestas por los profesores del Instituto Federal Baiano (IF Baiano) - Campus Teixeira de Freitas a sus estudiantes, con el fin de promover la interacción con la comunidad académica, durante el período de suspensión de clases, en 2020, debido a la pandemia de coronavirus. Esa vivencia buscó privilegiar la experiencia con el texto literario y la formación del lector, desde la perspectiva de la Educación Profesional y Tecnológica, culminando en la formación de un club de lecturas, cuyos textos elegidos registran intereses y particularidades de los integrantes. Metodológicamente, es un trabajo de abordaje cualitativo, donde los implicados se ponen activamente en el acto de lectura e interpretación. El objetivo del estudio es construir prácticas de lectura en simbiosis con el valor del trabajo, con énfasis en la creación de estrategias para la formación de lectores críticos. El estudio muestra que es posible, a través de la lectura literaria, promover acciones que acerquen diversos conocimientos a la vida concreta, para la formación integral de los estudiantes.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55267
ISSN : 1983-5000
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2020_art_lclinsjrpinto.pdf231,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.