Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55253
Type: Artigo de Periódico
Title: Revisitando a prática docente memórias de egressos da Especialização em Docência na Educação Profissional
Other Titles: Revisitando la práctica docente: memorias de egreso e la especialización en docencia en la educación profesional
Title in English: Revisiting the teaching practice: egresses’memories from specialization in teaching in professional education
Authors: Cavalcanti, Ricardo Jorge de Sousa
Santos, Maria do Socorro Ferreira dos
Keywords: Formação docente;Saberes profissionais;Docentes EBTT;Educação Profissional e Tecnológica
Issue Date: 2020
Publisher: Revista Labor
Citation: CAVALCANTI, Ricardo Jorge de Sousa; SANTOS, Maria do Socorro Ferreira dos. Revisitando a prática docente memórias de egressos da Especialização em Docência na Educação Profissional. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 24, p. 104-122, jul./dez. 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: O presente artigo estabelece uma discussão pautada nas apreciações de egressos de um curso de especialização ofertado no âmbito de um dos institutos da Rede Federal de Ensino a docentes da carreira EBTT não-licenciados. A discussão é promovida a partir de respostas dadas a respeito da análise do curso na inter-relação entre os seus saberes profissionais antes e após as suas efetivas participações por parte dos cursistas-docentes. A investigação se caracteriza como qualitativa, tendo em conta um recorte de um estudo mais amplo, de caráter longitudinal, promovido pelos pesquisadores sobre os saberes profissionais docentes na EPT. No caso do estudo em tela, são apresentados dados oriundos de um questionário semiestruturado aplicado a seis participantes, cujo propósito central foi de problematizar as alegações acerca dos saberes docentes a partir da relação intersubjetiva estabelecida entre cursistas-docentes e docentes-professores na oferta desse curso de 620h/a, na modalidade semipresencial de ensino. Os resultados dispõem a relevância de ações de formação continuada docente, que não se configurem como pontuais; além da imprescindível indissociabilidade, para tal feita, entre os conhecimentos pedagógicos e os de cunho profissional por meio de discussões pautadas na elevação do binômio teoria-prática na atuação docente do professor EBTT.
Abstract: This article establishes a discussion based on the appraisals of egresses of a specialization course offered in the scope of one of the institutes of the Federal Education Network to non-licensed EBTT career teachers. The discussion is promoted based on answers given about the analysis of the course in the interrelation between their professional knowledge before and after their effective participation by the course-teaching staff. The investigation is characterized as qualitative, taking into account a section of a broader study, of a longitudinal character, promoted by the researchers on the professional knowledge of teachers at EPT. In the case of the study, data from a semi-structured questionnaire applied to 6 participants, whose central purpose was to problematize the claims about teaching knowledge from the intersubjective relationship established between course-teachers and teacherprofessors in the offer of this 620h course / a, in the semi-presential teaching modality. The results show the relevance of continuing teacher education actions, which are not configured as punctual; in addition to the essential inseparability, for this purpose, between the pedagogical knowledge and the professional nature through discussions based on the elevation of the theory-practice binomial in the teaching performance of the EBTT professor.
Abstract in Spanish: El presente artículo establece una discusión basadas en las apreciaciones de los estudiantes egresados de un curso de especialización ofrecido en el ámbito de uno de los institutos de la Red Federal de Enseñanza a profesores de la carrera de Enseñanza Básica, Técnica y Tecnológica (EBTT) no graduados en el área de la docencia. La discusión es promovida a partir de respuestas dadas a respecto del análisis del curso en la interrelación entre sus saberes profesionales antes y después de sus efectivas participaciones por parte de los docentes en formación. La investigación se caracteriza como cualitativa, teniendo en cuenta un recorte de un estudio más amplio, de carácter longitudinal, promovido por los investigadores acerca de los saberes profesionales docentes en la Educación Profesional Tecnológica – EPT. En este estudio, son presentados datos oriundos de un cuestionario semiestructurado aplicado a seis participantes, cuyo propósito central fue de problematizar las alegaciones acerca de los saberes docentes a partir de la relación intersubjetiva establecida entre profesores en formación y docentes-profesores en la oferta de ese curso de 620h, en la modalidad semipresencial de enseñanza. Los resultados disponen la relevancia de acciones de formación continua de docentes, que no se configuren como puntuales; además de la imprescindible indisociabilidad, para tal hecho, entre los conocimientos pedagógicos y los de carácter profesional por medio de debates estructurados en la elevación del binomio teoría-práctica en la actuación docente del profesor EBTT.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55253
ISSN: 1983-5000
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_art_rjscavalcantimsfsantos.pdf383,74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.