Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55246
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Apresentação do Dossiê Memória e práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica |
Authors: | Souza, Francisco das Chagas Silva Brancher, Vantoir Roberto |
Keywords: | Educação Profissional e Tecnológica;Educação - práticas educativas;Trabaho e educação |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Revista Labor |
Citation: | SOUZA, Francisco das Chagas Silva; BRANCHER, Vantoir Roberto. Apresentação do Dossiê: Memória e práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica. Revista LABOR, Fortaleza, v. 1, n. 24, p. 8-10, jul./dez. 2020. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O ato de agir sobre a natureza transformando-a em função das necessidades humanas é o que conhecemos com o nome de trabalho”, afirma Saviani (2007, p. 154). Assim, as ações sobre a natureza com o objetivo de transformá-la, adaptando-a às suas necessidades permitem que seres humanos se eduquem, formem-se, orientem uns aos outros, aprendam a sobreviver às intempéries, moldemse aos “ditames” do espaço natural. Logo, para esse autor, “a essência humana é produzida pelos próprios homens. O que o homem é, é-o pelo trabalho. A essência do homem é um feito humano. É um trabalho que se desenvolve, se aprofunda e se complexifica ao longo do tempo: é um processo histórico” (SAVIANI, 2007, p. 154)1. Por conseguinte, podemos compreender a relação íntima e recíproca entre trabalho e educação enfatizada pelos pesquisadores do campo de pesquisa Trabalho e Educação, muitos dos quais compondo o Grupo de Trabalho 9, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55246 |
ISSN: | 1983-5000 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020_art_fcssouzavrbrancher.pdf | 109,35 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.