Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55169
Tipo: Artigo de Evento
Título: Gestão de resíduos químicos dos laboratórios de ensino de química do Município de Crateús: um caminho rumo a sustentabilidade.
Autor(es): Barbosa, Karoline Carvalho
Rosendo, Emanuel Andrade Alves
Costa, Antonio Wesley de Sousa
Farias, Luisa Gardenia Alves Tomé
Leitinho, Janaina Lopes
Palavras-chave: Resíduos químicos;Gestão laboratorial;Meio ambiente
Data do documento: 2019
Citação: BARBOSA, Karoline Carvalho; ROSENDO, Emanuel Andrade Alves; COSTA, Antonio Wesley de Sousa; FARIAS, Luisa Gardenia Alves Tomé; LEITINHO, Janaína Lopes. Gestão de resíduos químicos dos laboratórios de ensino de química do Município de Crateús: um caminho rumo a sustentabilidade. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 30°., 16 a 19 jun. 2019, Natal, no Rio Grande do Norte. Anais [...] Natal, no Rio Grande do Norte, 2019.
Resumo: Os resíduos químicos de laboratório gerados em decorrência de atividades de pesquisa e/ou ensino, passaram a ser uma preocupação nas instituições, entretanto, ainda são escassas as medidas de gerenciamento adequado para os mesmos. Essa questão não se restringe apenas à adoção de práticas que visem à minimização e ao tratamento dos resíduos produzidos nas atividades laboratoriais, mas também a conscientização e treinamento dos discentes ao desenvolverem atividades que geram resíduos. Este trabalho tem por objetivo estabelecer um plano de gestão de resíduos químicos nas instituições de ensino superior de Crateús, Ceará, que visa a utilização de ferramentas de controle e sistematização dos processos, capacitações para os discentes que estão diretamente relacionados com atividades de pesquisa para assim, promover uma maior consciência ambiental e envolvimento dos mesmos nas diversas fases do trabalho, além de realizar um monitoramento dos laboratórios de ensino de química do município de Crateús, a fim de estabelecer trocas de conhecimento e controle para com as demais instituições. Este trabalho estudou metodologias de implementação de um plano de gestão dos resíduos nas instituições de ensino superior do município de Crateús - CE, através de questionários e entrevistas com técnicos dos laboratórios envolvidos no programa. O plano de gestão laboratorial já está sendo implementado na UFC (Campus de Crateús) e vem gerando resultados satisfatórios no que se refere a adequação da logística laboratorial e nas ações voltadas a difundir aspectos referentes a educação ambiental aos envolvidos com atividades laboratoriais. Observa-se, portanto, a importância de se desenvolver ações que visam a promoção de uma mudança de concepção que proporcionará uma implementação efetiva dos sistemas de controle e monitoramento laboratorial reduzindo desta forma, os impactos ao meio ambiente.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55169
Aparece nas coleções:DEHA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_eve_kcbarbosa.pdf377,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.