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dc.contributor.authorAlbuquerque, Regina Lúcia Fernandes de-
dc.date.accessioned2020-11-06T23:40:15Z-
dc.date.available2020-11-06T23:40:15Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationALBUQUERQUE, Regina Lúcia Fernandes de. Para onde pende a balança? Incentivo parental e gênero do aluno associados ao seu desempenho. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza (CE), v. 51, n. 3, p. 167-196, nov. 2020/fev. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2318-4620-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55081-
dc.description.abstractThe objective is to create a parental incentive indicator, based on the data from the SAEB 2015 questionnaires applied to the 9th grade and to associate it with the proficiency of public school students in the SAEB 2015 Portuguese Language evaluation, controlling by socioeconomic level and the student’s gender. This is quantitative research, using secondary data from the SAEB 2015 questionnaires. The results show that the presence of high parental incentives raises the students’ mean results, however, this difference does not compensate for the differences in means when compared to the variable student’s gender. Regardless of the degree of parental incentive received, within the same socioeconomic level group, girls perform better in the SAEB 2015 Portuguese Language evaluation than boys.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Ciências Sociaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectExclusão intraescolarpt_BR
dc.subjectIncentivo parentalpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.titlePara onde pende a balança? Incentivo parental e gênero do aluno associados ao seu desempenhopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrTem-se por objetivo criar um indicador de incentivo parental, a partir dos dados dos questionários do SAEB 2015 aplicados ao 9° ano e associá-lo à proficiência dos alunos de escolas públicas na avaliação de Língua Portuguesa do SAEB 2015, controlando pelo nível socioeconômico (NSE) familiar e pelo sexo do aluno. Trata-se de pesquisa quantitativa, com utilização de dados secundários dos questionários do SAEB 2015. Os resultados apontam que a presença do alto incentivo parental eleva as médias de resultados dos alunos, contudo essa diferença não compensa as diferenças de médias quando comparadas com a variável sexo do aluno. Ou seja, independente do grau de incentivo parental recebido, dentro de um mesmo grupo de NSE, meninas têm melhor desempenho na avaliação de Língua Portuguesa do SAEB 2015 do que meninos.pt_BR
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