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dc.contributor.authorCarvalho Filho, Juarez Lopes-
dc.contributor.authorCosta, Leandro Augusto dos Remédios-
dc.date.accessioned2020-11-06T23:20:24Z-
dc.date.available2020-11-06T23:20:24Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCARVALHO FILHO, Juarez Lopes; COSTA, Leandro Augusto dos Remédios. Sociologia de um grupo familiar administrador de uma escola de elite em São Luis do Maranhão. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza (CE), v. 51, n. 3, p. 101-130, nov. 2020/fev. 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2318-4620-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55078-
dc.description.abstractThis paper proposes an analysis of the social trajectory and strategies of social reproduction of a family group that founded a “elite school” in São Luis. The case presented is an example of how the socialization and schooling processes of certain social agents that make up a school’s governing family are decisive for the type of strategy to distinguish the latter in a stratified school and urban space, in which the way the school it presents itself and the values it defends imply, in attracting or not, certain families for its enterprise. The empirical data were constructed through interviews and reading of documents written by the interviewed agent, one of the owners of the analyzed school institution. The speech of school leaders reveals a relationship with the speeches of the “neoliberal school” that has emerged in Brazil and in the world, since the 1970s.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Ciências Sociaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReprodução socialpt_BR
dc.subjectEscola de elitept_BR
dc.subjectTrajetória socialpt_BR
dc.titleSociologia de um grupo familiar administrador de uma escola de elite em São Luis do Maranhãopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho propõe uma análise da trajetória social e das estratégias de reprodução social de um grupo familiar fundador de uma “escola de elite” de São Luis. O caso apresentado é um exemplo de como processos de socialização e escolarização de determinados agentes sociais que compõem uma família dirigente de uma escola, são decisivos para o tipo de estratégia de distinção desta num espaço escolar e urbano estratificado, em que o modo como a escola se apresenta e os valores que defende implicam, em atrair ou não, determinadas famílias para o seu empreendimento. Os dados empíricos foram construídos através de entrevista e leitura de documentos escritos pelo próprio agente entrevistado, um dos proprietários da instituição escolar analisada. O discurso dos dirigentes da escola revela uma relação com os discursos da “escola neoliberal” que tem emergido no Brasil e no mundo, desde a década de 1970.pt_BR
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