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Tipo: TCC
Título: Análise de vibração de um sistema de engrenagens na presença de óleo lubrificante
Título em inglês: Vibration analysis of a gear system in the presence of Lubricating oil
Autor(es): Freitas, Felipe Martins de
Orientador: Rios, Maria Alexsandra de Sousa
Coorientador: Bezerra, Roberto de Araújo
Palavras-chave: Tribologia;Lubrificação;FFT;Sinais vibratórios;RMS;Fator K
Data do documento: 2017
Citação: FREITAS, Felipe Martins de. Análise de vibração de um sistema de engrenagens na presença de óleo lubrificante. 2017. 46 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: Analisar e estudar a lubrificação não só de máquinas rotativas, mas qualquer outro tipo de máquina em que o contato gere atrito indesejado, causando desde desgaste até fadiga do material, é essencial para o melhoramento de projetos futuros, além da manutenção das máquinas. Assim, este trabalho teve como objetivo principal detectar e quantificar o aprimoramento de uma maquina rotativa por meio de um sistema de banho de óleo, no qual o lubrificante permaneceu em um sistema fechado, lubrificando continuamente as engrenagens de transmissão. Com essa finalidade, foram feitos testes em bancada que faz transmissão de potência entre eixos através de engrenagens e analisados sinais de vibração gerados, usando acelerômetro, condicionador de sinal, osciloscópio e um computador com software computacional para implementar o programa desenvolvido para os cálculos das funções desejadas, fazendo também os gráficos requeridos para análise. A técnica FFT (Transformada Rápida de Fourier) não só foi utilizada para detectar inicialmente o ponto de maior vibração na bancada (o qual foi fixado como ponto de análise para todos os ensaios posteriores), mas também para verificação da lisura dos resultados obtidos através da técnica escolhida como foco que foi a análise dos fatores RMS, K e de Crista, por meio dos quais se tentou analisar a energia da vibração. Fatores esses que mostraram muita sensibilidade na diferença entre o sistema seco e lubrificado, Porém não se conseguiu fazê-los detectar, por meio de alteração de seus valores comparativos, a presença de aditivo no lubrificante o qual muda a tribologia do contato.
Abstract: Analyze and study the lubrication of rotating machines and any other type of machine in which the contact generates unwanted friction, causing problems like fatigue of the material is essential for the improvement of future projects. Thus, this work had as main objective to detect and quantify the improvement of a rotating machine by means of an oil bath system, in which the lubricant remains in a closed system, continuously lubricating the transmission gears. For this purpose, bench tests were performed that transmit power between axes through gears and analyzed vibration signals generated using accelerometer, signal conditioner, oscilloscope and a computer with computational software to implement the program developed for the calculations of the functions and graphs required for analysis. The FFT (Fast Fourier Transform) technique was not only used to initially detect the point of greatest vibration in the bench (which was fixed as the point of analysis for all subsequent tests), but also to check the smoothness of the results obtained through technique chosen as focus that was the analysis of RMS, K and Crest factors. These factors showed great sensitivity in the difference between the dry and lubricated system. However, it was not possible to detect them by altering their comparative values, the presence of an additive in the lubricant which changes the tribology of the contact
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55027
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