Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55024
Tipo: Artigo de Evento
Título: Potencial de produção de biogás a partir da digestão anaeróbia da água residuária de abatedouro.
Autor(es): Morais, Naassom Wagner Sales
Pereira, Erlon Lopes
Silva, Francisco Schiavon Souza
Ferreira, Tasso Jorge Tavares
Santos, André Bezerra dos
Palavras-chave: Energia renovável;Modelo de Gompertz;Efluente Agroindustrial
Data do documento: 2019
Citação: MORAIS, Naassom Wagner Sales; PEREIRA, Erlon Lopes; SILVA, Francisco Schiavon Souza; FERREIRA, Tasso Jorge Tavares; SANTOS, André Bezerra dos. Potencial de produção de biogás a partir da digestão anaeróbia da água residuária de abatedouro. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 30°., 16 a 19 jun. 2019, Natal, no Rio Grande do Norte. Anais [...] Natal, no Rio Grande do Norte, 2019.
Resumo: A digestão anaeróbia tem se mostrado como uma opção tecnológica muito interessante para o tratamento de águas residuárias ricas em matéria orgânica, como as produzidas no processo de abate bovino (ARB), especialmente pela não utilização de energia elétrica requerida nos sistemas de aeração dos processos aeróbios, menor geração de lodo e produção de energia na forma de biogás. Por esses motivos, o objetivo do presente trabalho foi avaliar o potencial de produção de metano da ARB visando analisar seu potencial energético, assim como realizar estudos de modelagem cinética. Os ensaios de potencial de produção de metano da ARB ocorreram em reatores batelada de borossilicato com volume útil de 50 mL e 60 mL de headspace, utilizando-se como fonte de inóculo lodo anaeróbio coletado em uma estação de tratamento de esgoto sanitário. As pressões no headspace foram medidas uma vez por semana ao longo do experimento por meio de um transmissor de pressão manométrica. Ao final do ensaio, os gases produzidos foram identificados e quantificados por cromatografia gasosa na qual as concentrações de CH4 foram obtidas. Realizou-se a modelagem cinética, utilizando o modelo de Gompertz modificado, visando a descrever a produção cumulativa de metano durante a digestão anaeróbia da ARB e a levantar parâmetros cinéticos que possam alimentar softwares utilizados para a simulação e controle de bioprocessos. A ARB se mostrou altamente biodegradável sob condições anaeróbias, com rápida transformação de uma parte da fração orgânica em metano mesmo nos primeiros dias do experimento. Entretanto, apenas 33% da DQO aplicada foi direcionada à produção de metano. Apesar disso, o rendimento de metano encontrado em termos de DQO removida apresentou-se superior a rendimentos encontrados na literatura para a biometanização de outros substratos agroindustriais. O modelo cinético de Gompertz Modificado de mostrou adequado para descrever a produção de metano a partir da ARB, sendo encontrados elevados valores de coeficiente de determinação (R2 médio de 0,99). Devido aos elevados volumes de ARB produzidas no Brasil e no mundo, a biometanização se torna uma alternativa atraente para a recuperação de recursos. Contudo, verifica-se que talvez outras rotas tecnológicas anaeróbias de tratamento para a ARB possam ser consideradas, como para produção de ácidos carboxílicos, haja vista da grande produção dos mesmos nos sistemas investigados e do elevado valor agregado dos mesmos, superior inclusive ao próprio biogás.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55024
Aparece nas coleções:DEHA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_eve_nwsmorais.pdf283,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.