Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/55012
Tipo: Artigo de Evento
Título: Bio sand fillers vegeta: Uma proposta para sustentabilidade hídrica na macrorregião dos sertões de Crateús.
Autor(es): Pereira, Jenilson Rodrigues
Sousa, Letícia Farias de
Ferreira, Marcos Henrique Bandeira
Farias, Luisa Gardenia Alves Tomé
Leitinho, Janaina Lopes
Palavras-chave: Sustentabilidade Hídrica;Semiárido;BSF’s;Reuso
Data do documento: 2019
Citação: PEREIRA, Jenilson Rodrigues; SOUSA, Letícia Farias de; FERREIRA, Marcos Henrique Bandeira; FARIAS, Luisa Gardenia Alves Tomé; LEITINHO, Janaina Lopes. Bio sand fillers vegeta: Uma proposta para sustentabilidade hídrica na macrorregião dos sertões de Crateús. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 30°., 16 a 19 jun. 2019, Natal, no Rio Grande do Norte. Anais [...] Natal, no Rio Grande do Norte, 2019.
Resumo: A região do estado do Ceará tem um histórico perene de períodos de estiagens, o que justifica-se por está inserido no polígono das secas (Lei no 1348 de 10 de fevereiro de 1951). E apesar de todo afinco investido pelos governos, por meio de projetos, não têm apresentado resultados relevantes. E neste cenário que se encontra a microrregião do Sertão de Crateús, com território totalmente abrangido pelo polígono das secas. Associada a essa problemática está uma vertente que agrava mais o caso, a má distribuição dos recursos hídricos. Algumas ações são realizadas como uma tentativa de mitigar o stress hídrico que assola a supracitada região, dentre elas destaca-se a perfuração de poços profundos e a distribuição de água por meio carros pipas, como tentativa de atenuar a necessidade do consumo de água, tanto para abastecimento humano como para produção de alimentos. Dentre as ações citadas, a perfuração de poços para coleta da água subterrânea, apesar de minorar a crise hídrica, tem consequências negativas a longo prazo, como a salinização irreversível do lençol freático. A perfuração desenfreada dos lençóis freáticos, certamente, comprometem o uso desse bem para as futuras gerações, uma vez que essa água tende a ser salobra e apresentar uma maior dificuldade de recarga. Estes fatos são relativos a demora no processo de infiltração, acarretando em um padrão próximo ou igual às águas salinas, impróprias para consumo humano, acrescendo, ainda, a possibilidade de oxidação acelerada das tubulações e das bombas do sistema de abastecimento. Diante do exposto, é imperativa a necessidade de ações que estimulem a convivência com o semiárido, como a reutilização de águas servidas. E dentro dessa tendência, a utilização biomassas vegetais apresenta-se como uma alternativa simples e economicamente viável. Assim, esse trabalho visa o tratamento de águas cinzas, por meio do processo de filtração em um biofiltro (Bio Sand Fillers- BSF). As análises realizadas antes e após o tratamento dos BSF’s foram: dureza total, pH, temperatura, demanda bioquímica de oxigênio e sólidos totais.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/55012
Aparece nas coleções:DEHA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_eve_jrpereira.pdf642,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.