Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54974
Tipo: TCC
Título: Desenvolvimento de bancada didática voltada ao estudo de Sistemas pneumáticos
Título em inglês: Development of didactic workbench focused on the study of Pneumatic systems
Autor(es): Fabián, Gabriel Gonçalves
Orientador: Lima, Francisco Elicivaldo
Palavras-chave: Bancadas didáticas;Sistemas pneumáticos;Pneumática;Ensino prático
Data do documento: 2017
Citação: FABIÁN, Gabriel Gonçalves. Desenvolvimento de bancada didática voltada ao estudo de Sistemas pneumáticos. 2017. 75 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: Bancadas didáticas constituem ferramentas de ensino eficazes para a formação completa de alunos em diversos níveis. O uso deste meio multissensorial de aprendizagem como complemento à teoria repassada em sala de aula oferece ao aluno a oportunidade de buscar sua autonomia na construção de seu próprio conhecimento. Sendo a área foco deste trabalho o exercício de ensino de pneumática, a bancada aqui desenvolvida busca reproduzir condições em que o estudante se depare com situações nas quais ele pode desenvolver uma analise crítica acerca da teoria aplicada e consequentemente resolva problemas de forma rápida e eficiente. Eficiência é a palavra chave no mercado profissional de um engenheiro. As empresas buscam cada vez mais profissionais mais capacitados para diversas áreas de atuação. Com o advento da automação esta exigência se tornou ainda maior. Nestes sistemas de automação, a pneumática é amplamente aplicada para a execução de trabalhos diversos desde movimento de produtos em linhas de produção até o uso de grandes pistões em processos de fabricação. Este ponto deixa clara a real importância de um ensino completo que aborde sistemas pneumáticos para que o aluno, quando finalizar sua graduação, possa sair preparado para oferecer soluções.
Abstract: Didactic workbenches are effective teaching tools for the complete training of students at various levels. The use of this multi-sensory learning resource as a complement to the theory taught in classroom offers to student the opportunity to seek autonomy in the construction of his own knowledge. As the focus area of this work is the teaching process on pneumatics, the bench developed here seeks to reproduce conditions in which the student is faced with situations he can develop a critical analysis about applied theory and consequently solve problems quickly and efficiently. Efficiency is the key word in the engineering professional environment. Companies are increasingly seeking more qualified professionals for different areas. With the advent of automation this requirement has become even greater. In these automation systems, pneumatics is widely applied for the execution of various processes from product transport on production lines to the use of large pistons in manufacturing processes. This point makes clear the real importance of a complete teaching focused on pneumatic systems so that the student, when he finishes his graduation, can be prepared to offer solutions.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54974
Aparece nas coleções:ENGENHARIA MECÂNICA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_ggfabian.pdf19,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.