Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54879
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVale, Aline Colares do-
dc.contributor.authorSoares, Jorge Barbosa-
dc.contributor.authorCasagrande, Michéle Dal Toé-
dc.date.accessioned2020-10-28T17:17:05Z-
dc.date.available2020-10-28T17:17:05Z-
dc.date.issued2007-
dc.identifier.citationVALE, Aline Colares do; SOARES, Jorge Barbosa; CASAGRANDE, Michéle Dal Toé. Aplicabilidade de fibras de coco em misturas asfálticas tipo SMA. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM PETRÓLEO E GÁS, 4º., 21 a 24 out. 2007, Campinas, São Paulo, Brasil. Anais[…] Campinas, São Paulo, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54879-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMisturas asfálticaspt_BR
dc.subjectFibra de cocopt_BR
dc.subjectFibras vegetaispt_BR
dc.subjectMisturas do tipo SMApt_BR
dc.titleAplicabilidade de fibras de coco em misturas asfálticas tipo SMApt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO SMA foi concebido na Alemanha na década de 1960, a fim de obter uma mistura que fosse mais resistente à deformação permanente. As experiências obtidas nos países europeus serviram de exemplo para os procedimentos adotados em outros países, como os EUA, por exemplo. Como resultado, grande parte das misturas até o fim da década passada apresentaram tamanho máximo nominal (TMN) de 12,5 ou 19mm. Estas misturas são normalmente caracterizadas por apresentarem uma graduação descontínua, com elevada quantidade de agregados graúdos, percentagem de vazios da ordem de 4%, e percentagens de ligantes variando de 6 a 7%. Com o objetivo de se evitar o escorrimento do ligante asfáltico durante as operações de mistura e compactação a elevadas temperaturas, que ocorre principalmente pelas características granulométricas das misturas, são também incorporadas fibras às misturas, em geral, de celulose. Assim as atividades desenvolvidas no LMP/UFC consistem num estudo sobre a aplicabilidade da incorporação de fibras de coco verde, devido à abundância, deste material na região Nordeste, em misturas do tipo SMA como alternativa à incorporação das fibras de celulose. Para isto as misturas asfálticas do tipo SMA confeccionadas foram submetidas a ensaios de escorrimento, resistência à tração, módulo de resiliência, fadiga. Os valores encontrados foram comparados a outros obtidos para misturas SMA confeccionadas com fibra de celulose, apresentando mesma granulometria, agregados e ligante asfáltico das misturas asfálticas confeccionadas com fibra de coco. Os resultados encontrados mostram que a fibra de coco atende às exigências do ensaio de escorrimento e não interfere nos parâmetros mecânicos da mistura.pt_BR
Aparece nas coleções:DET - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_eve_acvale.pdf419,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.