Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54849
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Botton, Elis Angela | - |
dc.contributor.author | Stürmer, Arthur Breno | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-28T12:02:59Z | - |
dc.date.available | 2020-10-28T12:02:59Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | BOTTON, Elis Angela; STÜRMER, Arthur Breno. Geocinema no ensino de geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 20, p. 1-12, jan./abr. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2178-0463 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54849 | - |
dc.description.abstract | In this article we present the results of a research project that took the cinema as an auxiliary resource of the process of construction of geographic knowledge. It aims to deepen the discussion about the use of cinema in Geography studies among the students of the Integrated Technical High School of the Federal Institute of Alagoas. Questionnaires were applied to them to point out the most difficult subjects, after which a multidisciplinary team selected the productions according to the menus of Geography. It was noticed that they present difficulties with subjects like geopolitics, cartography, climate, relief and vegetation, although they show interest by them. They suggest more dynamic classes, confirming the importance of the cinematographic language for the teaching of Geography. At the end, the "Geocinema" handout will be developed to support the teaching work. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Geosaberes | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Geografia escolar | pt_BR |
dc.subject | Metodologia do ensino | pt_BR |
dc.title | Geocinema no ensino de geografia | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Neste artigo são apresentados os resultados parciais de um projeto de pesquisa que tomou o cinema como recurso auxiliar do processo de construção do conhecimento geográfico. Objetiva aprofundar a discussão sobre o uso do cinema nos estudos de Geografia entre os estudantes do Ensino Médio Técnico Integrado do Instituto Federal de Alagoas. Foram-lhes aplicados questionários para apontarem os assuntos mais difíceis, depois uma equipe multidisciplinar selecionou as produções cinematográficas de acordo com as ementas de Geografia. Percebeu-se que os estudantes apresentam dificuldades com temas como geopolítica, cartografia, clima, relevo e vegetação, embora demonstrem interesse por eles. Sugerem aulas mais dinâmicas, confirmando a importância da linguagem cinematográfica para o ensino de Geografia. Ao final se elaborará a apostila “Geocinema” para subsidiar o trabalho docente. | pt_BR |
dc.title.en | Geocinema in geography education | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DGR - Artigos publicados em revista científica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_eabotton.pdf | 595,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.