Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54849
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBotton, Elis Angela-
dc.contributor.authorStürmer, Arthur Breno-
dc.date.accessioned2020-10-28T12:02:59Z-
dc.date.available2020-10-28T12:02:59Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationBOTTON, Elis Angela; STÜRMER, Arthur Breno. Geocinema no ensino de geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 20, p. 1-12, jan./abr. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2178-0463-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54849-
dc.description.abstractIn this article we present the results of a research project that took the cinema as an auxiliary resource of the process of construction of geographic knowledge. It aims to deepen the discussion about the use of cinema in Geography studies among the students of the Integrated Technical High School of the Federal Institute of Alagoas. Questionnaires were applied to them to point out the most difficult subjects, after which a multidisciplinary team selected the productions according to the menus of Geography. It was noticed that they present difficulties with subjects like geopolitics, cartography, climate, relief and vegetation, although they show interest by them. They suggest more dynamic classes, confirming the importance of the cinematographic language for the teaching of Geography. At the end, the "Geocinema" handout will be developed to support the teaching work.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherGeosaberespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectMetodologia do ensinopt_BR
dc.titleGeocinema no ensino de geografiapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste artigo são apresentados os resultados parciais de um projeto de pesquisa que tomou o cinema como recurso auxiliar do processo de construção do conhecimento geográfico. Objetiva aprofundar a discussão sobre o uso do cinema nos estudos de Geografia entre os estudantes do Ensino Médio Técnico Integrado do Instituto Federal de Alagoas. Foram-lhes aplicados questionários para apontarem os assuntos mais difíceis, depois uma equipe multidisciplinar selecionou as produções cinematográficas de acordo com as ementas de Geografia. Percebeu-se que os estudantes apresentam dificuldades com temas como geopolítica, cartografia, clima, relevo e vegetação, embora demonstrem interesse por eles. Sugerem aulas mais dinâmicas, confirmando a importância da linguagem cinematográfica para o ensino de Geografia. Ao final se elaborará a apostila “Geocinema” para subsidiar o trabalho docente.pt_BR
dc.title.enGeocinema in geography educationpt_BR
Aparece nas coleções:DGR - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_eabotton.pdf595,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.