Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54848
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Todo cinema é uma política
Autor(es): Furtado, Sylvia Beatriz Bezerra
Palavras-chave: Documentario;Filmes;Obras
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Doc Online
Citação: FURTADO, Sylvia Beatriz Bezerra. Todo cinema é uma política. DOC ONLINE. São Paulo. n.28, p.140-156.2020.
Resumo: Este trabalho trata sobre a obra fílmica Diário, da brasileira Marilá Dardot, cuja questão central é a escrita das manchetes publicadas em jornais do México, e dois filmes Quicksand e Promised Land, do dinamarquês Nicolal Bendix Skyum Larsen, em torno de questões de migrações. Nos diálogos entre as obras, analisamos as formas do documentário como modos de dar a ver, ou seja, como uma partilha do sensível, entendendo que todo cinema é uma política.
Abstract: This article focuses on film work Diário, by the Brazilian director Marilá Dardot, whose central issue is the writing of headlines published in Mexican news- papers, and the films Quicksand and Promised Land, by the Danish Nicolal Bendix Skyum Larsen, about migration issues. Placing these films in dialogue I analyze the documentary as a way of showing and sharing the sensitive, and understanding that all cinema is a political issue.
Resumen: Este trabajo trata de la película Diário, de la brasileña Marilá Dardot, cuyo tema central es la redacción de artículos publicados en periódicos mexicanos y de las películas Quicksand y Promised Land, del danés Nicolal Bendix Skyum Larsen, sobre temas de migración. En los diálogos entre las obras, analizamos el documental como una forma de mostrar, es decir, como un compartir de lo sensible, entendiendo que todo el cine es una política.
Résumé: Ce travail traite de l’œuvre cinématographique Diário, de la brésilienne Marilá Dardot, dont le thème central est la rédaction des titres publiés dans les jour- naux mexicains, et de deux films Quicksand et Promised Land, du danois Nicolal Bendix Skyum Larsen, traitant des problèmes de migration. Dans les dialogues entre les œuvres, nous analysons les formes du documentaire comme des moyens de faire voir, c’est-à-dire, comme un partage du sensible, comprenant ainsi que tout le cinéma est une politique.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54848
ISSN: 1646-477x
Aparece nas coleções:PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_sbbfurtado.pdf2,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.