Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54847
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Desafios e perspectivas para o ensino de climatologia geográfica na escola
Título em inglês: Challenges and perspectives for the teaching of geografic climatology at school
Autor(es): Silva, Michele Souza da
Cardoso, Cristiane
Palavras-chave: Climatologia;Práticas de ensino;Ensino de geografia;Formação de professores
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Geosaberes
Citação: SILVA, Michele Souza da; CARDOSO, Cristiane. Desafios e perspectivas para o ensino de climatologia geográfica na escola. Geosaberes, Fortaleza, v. 10, n. 20, p. 1-17, jan./abr. 2019.
Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir a realidade do ensino de climatologia nas aulas de Geografia e a formação do docente dessa área. Percebemos um grande despreparo para a abordagem dessa temática pelos professores, sendo que, muitas vezes, esse conteúdo é abordado de forma superficial ou até mesmo não é mencionado nas escolas. Quando lecionado nas aulas, o assunto é apresentado a partir dos livros didáticos, de forma descontextualizada, estática, desarticulada e dissociada das relações sociais. Isso dificulta a compreensão e assimilação do aluno em determinados conteúdos que precisam ser ministrados de uma forma mais prática ou associado ao mundo que o cerca. Diante disso, elaboramos um curso de extensão sobre o Ensino de Climatologia destinado a professores de Geografia da rede de Ensino Básico e para os graduandos em Geografia. Foi possível obter resultados sobre como esses professores e estudantes aprenderam e transmitem os conteúdos de climatologia nas escolas. Compreendemos que a climatologia se enquadra no tipo de conhecimento que deve ser tratado com aulas teóricas e práticas, de modo a compreender sua dinâmica e a sua influência no cotidiano dos alunos.
Abstract: This article aims to discuss the reality of teaching climatology in Geography classes and the training of teachers in this area. We perceive a great lack of preparation for the approach of this theme by the teachers, being that often this content is approached superficially or even not mentioned in the schools. When taught in class, the subject is presented from the textbooks, in a decontextualized, static, disjointed and dissociated form of social relations. This makes it difficult for the student to understand and assimilate certain content that needs to be taught in a more practical way or associated with the world around him. In view of this, we developed an extension course on Teaching Climatology for teachers of Geography of the Basic Education network and for undergraduates in Geography. It was possible to obtain results on how these teachers and students learned and transmitted the contents of climatology in schools. We understand that climatology fits the type of knowledge that must be treated with theoretical and practical classes, in order to understand its dynamics and its influence on students daily lives.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54847
ISSN: 2178-0463
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DGR - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_msdsilva.pdf3,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.