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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJunior, Luiz Soares-
dc.contributor.authorOliveira, Isabela Alves de-
dc.date.accessioned2020-10-28T11:21:50Z-
dc.date.available2020-10-28T11:21:50Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Isabela Alves de. Metodologia kaizen na melhoria de processo: estudo de Caso em uma linha de produção de cerveja. 2018. 54 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54846-
dc.description.abstractWith an annual production of more than 14 billion of liters, Brazil is the third biggest beer producer in the world. The state of Ceará is the home of 3 of over 800 breweries located in the country. One of those breweries owns a packaging line which operational efficiency was below the expected. A small group of people was designated to improve the efficiency in the most critical part of the production line. This stretch transports empty bottles from the exit of the bottle washer until the entrance of the bottle filler. The main problem in this stretch were fallen bottles, which caused crashes and, consequently, frequent interruptions in the production that also caused work overload in the operators. Using a problem solving approach developed in the company, which is based in the continuous improvement methods of the Japanese TPM, it was chosen to minimize this problem through a methodology called kaizen. This methodology is commonly used in industry to improve results and productivity. After a sequence of predefined steps, which included restore of basic conditions and the elimination of the root cause of the problem through a detailed analysis, an improvement of 1,9% in the efficiency and a reduction of 78% of the downtime of the line due to fallen bottles in this stretch were obtained. As a consequence of the downtime reduction, that needed operator's intervention to reestablish the production, a reduction of the work overload was also achieved.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectKaizenpt_BR
dc.subjectLinha de envasamentopt_BR
dc.subjectMelhoria de eficiênciapt_BR
dc.titleMetodologia kaizen na melhoria de processo: estudo de Caso em uma linha de produção de cervejapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrCom uma produção anual aproximada de 14 bilhões de litros, o Brasil é o terceiro maior produtor de cerveja no mundo. O estado do Ceará abriga três das grandes fábricas de cerveja no Brasil. Dentre os setores que constituem uma indústria cervejeira, a linha de envasamento requer um elevando nível de automatização e confiabilidade, mas por vezes surgem problemas que afetam a performance dessas linhas. Na região metropolitana da capital cearense, uma cervejaria possui uma linha de envasamento de garrafas de vidro retornáveis cujo indicador de performance operacional estava em torno de 40%, enquanto há linhas similares em outras fábricas que operam com quase 70%. Esse indicador é calculado dividindo o tempo em que a linha produziu pelo tempo em que havia pessoas trabalhando nela, produzindo ou não. Após análise da situação, optouse por focar em melhorar a performance do trecho mais crítico da linha. Esse trecho transporta garrafas vazias da saída da lavadora até a entrada da enchedora. Nele o principal problema era o tombamento dessas garrafas, que causavam travamentos no transportador e, consequentemente, paradas frequentes na produção, além de sobrecarregar os operadores. Utilizando uma abordagem de solução de problemas desenvolvida na própria empresa, cuja forma de trabalhar tem bases fortes no método de melhoria contínua japonês conhecido como TPM, optou-se por buscar minimizar esse problema através de uma metodologia chamada de kaizen. Essa metodologia é comumente utilizada na indústria como uma forma de melhorar a performance dos mais variados processos. Após uma sequência de passos pré-definidos, que incluíam, entre outros, restaurar as condições de base do trecho estudado e eliminar a causa raiz do problema através de uma análise detalhada, obteve-se uma melhoria de 6,9% no indicador de performance operacional da linha e redução de 78% no tempo de parada devido a tombamentos de garrafas nesse trecho. Com a redução de paradas, que faziam com que o operador tivesse que intervir para retomar a produção, também se alcançou uma redução na sobrecarga operacional naquela estação de trabalho.pt_BR
dc.title.enKaizen Methodology in Process Improvement: Case Study in a Beer Production Linept_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA MECÂNICA - Monografias

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