Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54801
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Notas sobre a técnica e o ensino de filosofia em Martin Heidegger
Título em inglês: Notes on technics and teaching of philosophy in Martin Heidegger
Autor(es): Martins, Leonardo Henrique Morais
Batista, Gustavo Silvano
Palavras-chave: Técnica;Heidegger;Ensino;Escola
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Dialectus
Citação: MARTINS, Leonardo Henrique Morais; BATISTA, Gustavo Silvano. Notas sobre a técnica e o ensino de filosofia em Martin Heidegger. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 9, n. 17, p. 152-165, maio/ago. 2020.
Resumo: O presente artigo discute o texto de Heidegger ‘A questão técnica’ e seus desdobramentos na prática de ensino de filosofia na educação básica. Tendo em vista a reflexão heideggeriana sobre a essência da técnica, especialmente no que diz respeito a configuração da nossa época histórica, busca-se analisar o questionamento filosófico essencial, nos termos de um pensamento originário, que ressalte a essência da técnica como um elemento que não é puramente técnico. Tal reflexão indica um traço importante para a educação filosófica na escola, à medida que pensa o domínio técnico na educação e a necessidade de questionar tal domínio através de um pensamento que retoma a pergunta pela essência da técnica no ambiente escolar. Assim, o percurso, pensado como notas, acompanha a argumentação de Heidegger, repercutindo a discussão na escola, especialmente na formação filosófica básica, tendo em vista todo o ambiente técnico que vivemos, seja pela influência das ciências positivas, seja pela presença do aparato tecnológico na escola.
Abstract: This article discusses Heidegger's text ‘The question concerning technology’ and its consequences in the practice of teaching philosophy in basic education. In view of Heidegger's reflection on the essence of the technology, especially about the configuration of our historical time, we seek to analyze the essential philosophical questioning, in terms of an original thought, which highlights the essence of the technology as an element that is not purely technical. Such reflection indicates an important trace for philosophical education at school, as one thinks about the technical domain in education and the need to question this domain through a thought that takes up the question of the essence of technology in the school environment. Thus, the way, thought as notes, follows Heidegger's argument, reflecting the discussion at school, especially in the basic philosophical training, considering the entire technical environment that we live, due to the influence of positive sciences and/or the presence of the technological apparatus in school.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54801
ISSN: 2317-2010
Aparece nas coleções:PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_lhmmartinsgsbatista.pdf608,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.