Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54800
Tipo: Artigo de Evento
Título: Qualidade de água em fontes alternativas de abastecimento na chapada do Araripe, CE.
Autor(es): Carvalho, Simone Batista de
Lima, Maria Gorethe de Sousa
Silva, Lucimara Alves Bandeira da
Mendonça, Luiz Alberto Ribeiro
Silva, Fernando José Araújo da
Palavras-chave: Segurança hídrica;Qualidade de água de chuva;Saneamento rural
Data do documento: 2015
Citação: CARVALHO, Simone Batista de; LIMA, Maria Gorethe de Sousa; BANDEIRAS, Lucimara Alves; MENDONÇA, Luiz Alberto Ribeiro; SILVA, Fernando José Araújo da. Qualidade de água em fontes alternativas de abastecimento na chapada do Araripe, CE.In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA AMBIENTAL, 28°., 2 a 8 out. 2015, Rio de Janeiro, RJ. Anais [...], Rio de Janeiro, 2015. Tema central: Alterações Climáticas e a Gestão do Saneamento Ambiental.
Resumo: A maioria das estações de tratamento encontra-se trabalhando acima de sua capacidade e requerendo um Foi empreendido um estudo sobre qualidade de água no meio rural, no sul do Ceará (Chapada do Araripe), Nordeste brasileiro. A investigação ocorreu em duas localidades inseridas numa região denominada semiárido brasileiro (SAB). Esta é caracterizada por elevada incerteza climática no que tange à regularidade e intensidade de precipitações, e associada a altas taxas de evaporação. Assim, é característico na região o déficit hídrico, em maior ou menor grau, com comprometimento do progresso socioeconômico. Urge então a busca por fontes alternativas de água, com destaque para a captação e armazenamento deste recurso em cisternas. O estudo teve caráter indutivo, com enfoque quali-quantitativo, compreendendo período de agosto de 2012 a janeiro de 2013. O local objeto da investigação compreendeu as comunidades rurais difusas Barreiro Grande e Matinha, situadas no setor centro-sul da Chapada do Araripe, Ceará. Estas comunidades eram abastecidas por água proveniente de cisternas e barreiro. O estudo mostrou que as fontes alternativas de abastecimento de água – it est, cisternas - apresentaram restrições higiênico-sanitárias, qualificadas com padrão insatisfatório para assegurar seu uso para consumo humano. O combate à escassez hídrica deve ser acompanhado de ação de controle da qualidade da água.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54800
Aparece nas coleções:DEHA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_sbcarvalho.pdf221,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.