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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Ordenar as paixões: reconhecimento e sociabilidade no Emílio de Rousseau - segunda parte
Título em inglês: To order the passions: recognition and sociability in Rousseau’s Emile - second part
Autor(es): Kawauche, Thomaz
Palavras-chave: Educação;Moral;Sociabilidade;Teatro;Reconhecimento
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Dialectus
Citação: KAWAUCHE, Thomaz. Ordenar as paixões: reconhecimento e sociabilidade no Emílio de Rousseau - segunda parte. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 9, n. 17, p. 271-292, maio/ago. 2020.
Resumo: Este artigo recupera o problema do reconhecimento no quadro teórico do artigo anterior e prossegue examinando, na leitura de Emílio, ou Da educação, o princípio da ordem das paixões como condição de sociabilidade. Dessa vez, o comentário procura esclarecer a ideia de reconhecimento segundo Rousseau com base em dois pontos fundamentais de Emílio, a saber, o modelo de espetáculo para as cenas pedagógicas e o princípio da amizade para formação do juízo moral. No tocante às cenas, Rousseau recoloca o princípio da “educação negativa” com base na tese da Carta a d’Alembert sobre os espetáculos, a saber, que as cenas teatrais são incapazes de modificar os costumes, uma vez que, diante do “quadro das paixões”, a “cena em geral” não produz virtude, mas apenas reforça as inclinações já existentes no espírito do espectador. Em relação à amizade, Rousseau lida com o problema do amor-próprio ponderando que, embora as relações entre amigos não sejam suficientes para anular o conflito de interesses inerente à luta por reconhecimento, o arranjo social engendrado por elas apresenta um ordenamento satisfatório do ponto de vista da boa ordem das paixões.
Abstract: This article recovers the problem of recognition in the theoretical framework of the previous text and, in reading Émile, ou de l’éducation, goes on to examine the order of passions principle as condition of sociability. This time, the commentary seeks to clarify the idea of recognition according to Rousseau based on two fundamental points of Émile, namely, the theater model for the pedagogical scenes and the principle of friendship for moral judgment formation. With regard to the scenes, Rousseau replaces the “negative education” principle based on the thesis of Lettre à d’Alembert sur les spectacles, namely, that the theatrical scenes are unable to change the customs, since, in the face of the “frame of passions”, the “scene in general” does not produce virtue, but only reinforces the inclinations already existing in the spirit of spectator. In relation to friendship, Rousseau deals with the problem of self-love by considering that, although relationships among friends are not enough to cancel the conflict of interests inherent in the struggle for recognition, the social arrangement engendered by them presents a satisfactory order from the point of view of the good order of the passions.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54793
ISSN: 2317-2010
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