Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54780
Tipo: Artigo de Evento
Título: Uso de estatística multivariada como ferramenta na avaliação da qualidade da água da Lagoa da Maraponga, Fortaleza, Ceará, Brasil
Autor(es): Santos, Marcio Roberto Pereira dos
Alcântara, Lyndervan Oliveira de
Gomes, Raimundo Bemvindo
Buarque, Hugo Leonardo de Brito
Palavras-chave: Lagoa da Maraponga;Índice de qualidade das águas;Análise multivariada;Análise fatorial
Data do documento: 2011
Citação: SANTOS, Marcio Roberto Pereira dos; ALCANTARA, Lyndervan Oliveira de; GOMES, Raimundo Bemvindo; BUARQUE, Hugo Leonardo de Brito. Uso de estatística multivariada como ferramenta na avaliação da qualidade da água da Lagoa da Maraponga, Fortaleza, Ceará, Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, XXVI., 25 a 29 set. 2011, Porto Alegre (RS). Anais [...] Porto Alegre (RS), 2011.
Resumo: O Parque Ecológico da Lagoa da Maraponga é utilizado pela população de diversos bairros de Fortaleza e de algumas cidades da Região Metropolitana para o desenvolvimento de atividades de lazer (e.g., banhos, passeios, canoagem). A área do parque apresenta diferentes problemas ambientais e sociais que vêm afetando a qualidade da água do sistema lacustre. O presente estudo objetivou avaliar os fatores determinantes na qualidade da água da Lagoa da Maraponga, Fortaleza, Ceará, utilizando métodos estatísticos multivariados, como também relacionar os resultados obtidos com os índices pluviométricos no período de agosto de 2006 a fevereiro de 2009. Para isso, foram coletadas amostras superficiais de água em três pontos distintos do corpo hídrico estudado. A partir dos métodos propostos e de um conjunto, inicialmente, de 33 parâmetros de qualidade, foram selecionadas oito variáveis físico-químicas como as mais representativas do comportamento do ecossistema lacustre urbano. A análise fatorial foi aplicada considerando estas 8 variáveis selecionadas, e duas componentes principais foram obtidas do conjunto de dados. Estas traduziram as características que mais sofrem influência das ações naturais e antrópicas atuando sobre o sistema.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54780
Aparece nas coleções:DEHA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_mrpdossantos.pdf260,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.