Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54771
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCupani, Alberto-
dc.date.accessioned2020-10-22T11:54:47Z-
dc.date.available2020-10-22T11:54:47Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationCUPANI, Alberto. Modalidades da tecnologia e suas consequências culturais. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 9, n. 17, p. 82-95, maio/ago. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2317-2010-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54771-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Dialectuspt_BR
dc.subjectModalidades da tecnologiapt_BR
dc.subjectTecnologia como culturapt_BR
dc.subjectTecnologia e educaçãopt_BR
dc.titleModalidades da tecnologia e suas consequências culturaispt_BR
dc.title.alternativeModalidades de tecnología y sus consecuencias culturalespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrConforme uma distinção já habitual, a tecnologia existe em quatro modalidades: como artefatos e sistemas, como certo tipo de conhecimentos, como atividades específicas e como determinada atitude humana perante a realidade, natural ou social. Em conjunto, elas configuram nosso mundo, o mundo tecnológico. Continuando com uma análise começada em outro trabalho, exploro aqui essas modalidades no que tange às consequências que a sua proliferação tem para a cultura e a educação. Destaco efeitos como a universalização das normas e critérios técnicos, a preferência pelo artificial, a transformação da inteligência em processamento de informação e, sobretudo, o nivelamento das aspirações humanas, apontando alguns interrogantes abertos à educação.pt_BR
dc.description.abstract-esDe acuerdo conuna distinción ya habitual, la tecnología existe en cuatro modalidades: como artefactos y sistemas, como cierto tipo de conocimientos, como actividades específicas y como determinada actitud ante la realidad, natural o social. En conjunto, ellas configuran nuestro mundo, el mundo tecnológico. Continuando un análisis comenzado en otro trabajo, exploro aquí esas modalidades en lo que respecta a las consecuencias que su proliferación tiene para la cultura y la educación. Destaco efectos como la universalización de las normas y criterios técnicos, la preferencia por lo artificial, la transformación de la inteligencia en procesamiento de información y, sobre todo, la nivelación de las aspiraciones humanas, apuntando algunos interrogantes abiertos a la educación.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGFILO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_art_acupani.pdf436,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.