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dc.contributor.authorAndrade, Abah-
dc.date.accessioned2020-10-22T11:50:03Z-
dc.date.available2020-10-22T11:50:03Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationANDRADE, Abah. Mímesis, a fonte: entre o tampo da educação e o véu da arte. Revista Dialectus, Fortaleza, ano 9, n. 17, p. 137-151, maio/ago. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2317-2010-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54770-
dc.description.abstractThe present work, conceived between a philosophy of technique and the education as a project without compromise to the traditional forces of the identity principle, aims to study the phenomenon of mimesis in order to conceive it as a kind of “source” from which both art and education can flow. It begins with a questioning of the inherited concept of 'reality'; studying Plato and Aristotle's conceptions of mimesis, he suggests a concept of mimesis as a 'first imagination' or nexus between art and nature, until he devotes himself to a meditation more attentive to the 'nexus', which, which, originating, can only be something like a nexus from which to draw all the connections that could be made between art and nature. That is, in this text we may touch, perhaps, for the first time in that concept that would become central to our thinking, and which we here only refer to it by the term "divine", understood not as an extrahuman or transcendent reality, but as its own element - immanent - of the human being.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Dialectuspt_BR
dc.subjectMímesispt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRealidadept_BR
dc.subjectImaginação primeirapt_BR
dc.titleMímesis, a fonte: entre o tampo da educação e o véu da artept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho, concebido no enclave entre uma filosofia da técnica e a preocupação com um projeto de educação menos comprometido com as forças tradicionais do princípio de identidade, visa estudar o fenômeno da mímesis a fim de concebê-lo como uma espécie de “fonte” de onde pode jorrar tanto a arte quanto a educação. Começa-se por um questionamento do conceito herdado de “realidade”; estuda as concepções de Platão e Aristóteles acerca da mímesis, sugere um conceito de mímesis como “imaginação primeira” ou nexo entre a arte e a natureza, até vir a se dedicar a uma meditação mais atenta à feição própria desse “nexo”, que, originário, só pode ser algo como um não-nexo de onde se pode haurir todas as conexões passíveis de virem a ser feitas entre arte e natureza. Isto é, nesse texto tocamos, quiçá, pela primeira vez naquele conceito que viria a ser central em nosso pensamento, e que aqui somente alusivamente o designamos pelo termo “divino”, compreendido não como realidade extra-humana ou transcendente, mas como elemento próprio – imanente – do ser humano.pt_BR
dc.title.enMimesis, the source: between the cover of education and the veil of artpt_BR
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