Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54727
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLustosa, Francisca Geny-
dc.contributor.authorMariana, Fernando Bomfim-
dc.date.accessioned2020-10-17T05:03:11Z-
dc.date.available2020-10-17T05:03:11Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationLUSTOSA, Francisca Geny; MARIANA, Fernando Bomfim (org.). Diversidade, diferença e deficiência: análise histórica e narrativas cinematográficas. Fortaleza: Edições UFC, 2017. 234 p.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7282-702-7-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54727-
dc.descriptionPARTE 1: ANÁLISE HISTÓRICA - Diferenciar para Incluir ou para Excluir? Por uma Pedagogia da Diferença (Maria Teresa Eglér Mantoan); As Sociedades Pestalozzi, o Pensamento e a Ação da Educadora Helena Antipoff: Princípios e Práticas de Educação Especial no Brasil (Heulália Charalo Rafante e Roseli Esquerdo Lopes); O Ato Pedagógico como Coreografia: Metaforizando as Práticas Pedagógicas na Educação Inclusiva (Giovana Rodrigues Oliveira Pires). PARTE 2: NARRATIVAS CINEMATOGRÁFICAS - Lugares do Outro: Ideias para Discutir o Filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (Atilio Bergamini); A Pedagogia e a Educação da Criança entre a Homogeneidade Idealizada e a Heterogeneidade Real: uma Análise à Luz do Filme 300 (Carlos Bonfim e Claudiana Melo); No Tatear da Afetividade (Karla Patrícia Martins Ferreira e Henrique Sérgio Beltrão de Castro); A Sinfonia da Cidade da Luz (Maria do Céu de Lima, Alexandre Ferraz Greco e Laurence Bisol); Estrelas... Amai para Entendê-las: a Educação Sensível e a Importância do Cinema na Formação Docente (Bernadete Porto e Sérgio Farias); Por uma Escola do Sensível: a Arte de Fabricar Imagens com Sons ou sobre o Filme Vermelho como o Céu (Claudicélio Rodrigues da Silva); Filosofia da Diferença e Educação Inclusiva: Considerações a Partir do Filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (Dorgival Gonçalves Fernandes); Análise do Filme Os Melhores Dias de Nossas Vidas: Pressupostos Teóricos para o Debate na Formação de Professores Inclusivos (Francisca Geny Lustosa e Marcia Gardenia Lustosa Pires); Família, Afetos pelos Meandros do Pensamento do Psicanalista Português João dos Santos: Percepções sobre o Filme Uma Lição de Amor (Patrícia Helena Carvalho Holanda e Pedro Parrot Morato); Janelas da Alma: a Vida a Partir de Outro Olhar (Sádia Castro); Maria Montessori e seu Legado Teórico para a Educação Especial: Uma Vida Dedicada às Crianças (Francisca Geny Lustosa).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAcompanhamento educacional especializadopt_BR
dc.subjectInclusão socioeducacionalpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectPedagogia - acessibilidadept_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.subjectAnálise fílmicapt_BR
dc.titleDiversidade, diferença e deficiência: análise histórica e narrativas cinematográficaspt_BR
dc.typeLivropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO livro tem como expectativa fundamentar as discussões conceituais ligadas à perspectiva inclusiva, com seus textos acadêmicos, ao tempo em que provoca teórico-metodologicamente à exploração da linguagem cinematográfica e dos elementos que compõem a obra fílmica, conjugada na perspectiva crítica de formação dos sujeitos.pt_BR
Aparece nas coleções:PRÓ-INCLUSÃO - Livros

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_liv_fglustosa_fbmariana.pdf4,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.