Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54727
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lustosa, Francisca Geny | - |
dc.contributor.author | Mariana, Fernando Bomfim | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-17T05:03:11Z | - |
dc.date.available | 2020-10-17T05:03:11Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | LUSTOSA, Francisca Geny; MARIANA, Fernando Bomfim (org.). Diversidade, diferença e deficiência: análise histórica e narrativas cinematográficas. Fortaleza: Edições UFC, 2017. 234 p. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7282-702-7 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54727 | - |
dc.description | PARTE 1: ANÁLISE HISTÓRICA - Diferenciar para Incluir ou para Excluir? Por uma Pedagogia da Diferença (Maria Teresa Eglér Mantoan); As Sociedades Pestalozzi, o Pensamento e a Ação da Educadora Helena Antipoff: Princípios e Práticas de Educação Especial no Brasil (Heulália Charalo Rafante e Roseli Esquerdo Lopes); O Ato Pedagógico como Coreografia: Metaforizando as Práticas Pedagógicas na Educação Inclusiva (Giovana Rodrigues Oliveira Pires). PARTE 2: NARRATIVAS CINEMATOGRÁFICAS - Lugares do Outro: Ideias para Discutir o Filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (Atilio Bergamini); A Pedagogia e a Educação da Criança entre a Homogeneidade Idealizada e a Heterogeneidade Real: uma Análise à Luz do Filme 300 (Carlos Bonfim e Claudiana Melo); No Tatear da Afetividade (Karla Patrícia Martins Ferreira e Henrique Sérgio Beltrão de Castro); A Sinfonia da Cidade da Luz (Maria do Céu de Lima, Alexandre Ferraz Greco e Laurence Bisol); Estrelas... Amai para Entendê-las: a Educação Sensível e a Importância do Cinema na Formação Docente (Bernadete Porto e Sérgio Farias); Por uma Escola do Sensível: a Arte de Fabricar Imagens com Sons ou sobre o Filme Vermelho como o Céu (Claudicélio Rodrigues da Silva); Filosofia da Diferença e Educação Inclusiva: Considerações a Partir do Filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (Dorgival Gonçalves Fernandes); Análise do Filme Os Melhores Dias de Nossas Vidas: Pressupostos Teóricos para o Debate na Formação de Professores Inclusivos (Francisca Geny Lustosa e Marcia Gardenia Lustosa Pires); Família, Afetos pelos Meandros do Pensamento do Psicanalista Português João dos Santos: Percepções sobre o Filme Uma Lição de Amor (Patrícia Helena Carvalho Holanda e Pedro Parrot Morato); Janelas da Alma: a Vida a Partir de Outro Olhar (Sádia Castro); Maria Montessori e seu Legado Teórico para a Educação Especial: Uma Vida Dedicada às Crianças (Francisca Geny Lustosa). | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Acompanhamento educacional especializado | pt_BR |
dc.subject | Inclusão socioeducacional | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia - acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Pessoa com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Análise fílmica | pt_BR |
dc.title | Diversidade, diferença e deficiência: análise histórica e narrativas cinematográficas | pt_BR |
dc.type | Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O livro tem como expectativa fundamentar as discussões conceituais ligadas à perspectiva inclusiva, com seus textos acadêmicos, ao tempo em que provoca teórico-metodologicamente à exploração da linguagem cinematográfica e dos elementos que compõem a obra fílmica, conjugada na perspectiva crítica de formação dos sujeitos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PRÓ-INCLUSÃO - Livros |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_liv_fglustosa_fbmariana.pdf | 4,27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.