Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54703
Tipo: Artigo de Evento
Título: Avaliação de um destilador solar simplificado de baixo custo visando o consumo humano.
Autor(es): Araújo, Germário Marcos
Damasceno, Luiza Bruna Matos
Palavras-chave: Escassez hídrica;Tratamento de água;Destilação solar
Data do documento: 2018
Citação: ARAÚJO, Germário Marcos; DAMASCENO, Luiza Bruna Matos. Avaliação de um destilador solar simplificado de baixo custo visando o consumo humano. In: SIMPÓSIO ÍTALO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL- SIBESA, XIV., 18 a 20 jun. 2018, Foz do Iguaçu/PR. Anais [...], Foz do Iguaçu/PR, 2018.
Resumo: Diante da disponibilidade hídrica limitada e irregular do semiárido, as comunidades rurais mais afastadas geralmente obtém água por meio de alternativas que normalmente fornecem recursos hídricos com elevados níveis de sais dissolvidos ou até mesmo com a presença de contaminantes. Considerando tal realidade este estudo apresenta a destilação solar como uma solução de baixo custo, fácil manuseio e que a utiliza como fonte de energia gratuita e inesgotável. Os objetivos do trabalho foram de avaliar a produção diária no sistema diante da adoção de britas basálticas, tinta preta fosca e papel filme. Também foi avaliada a eficiência do destilador solar simplificado na remoção de sais dissolvidos e de microrganismo do grupo coliforme, além de comparar os resultados a Portara no2914/11 objetivando o consumo humano. Os parâmetros observados foram: Sólidos Dissolvidos Totais, pH, Temperatura, Cloretos, Dureza total, Coliformes totais e termotolerantes. Foi possível produzir no processo de destilação até 300 ml de água tratada por dia onde estiveram presentes as britas basálticas, a tinta preta fosca e o papel filme, demonstrando uma eficiência de até 64% em relação a experimentos onde os materiais mencionados estavam ausentes. Em relação à remoção de Sólidos Dissolvidos Totais, Cloreto e Dureza Total a eficiência obtida foi de: 99,54%, 99,73% e 99,41, respectivamente. Em relação à remoção de microrganismos percebeu-se a eficiência do sistema, pois nas amostras coletadas havia presença de coliformes totais e verificou-se a ausência dos mesmos após o tratamento. Conclui-se que o destilador solar apresentou uma relevante produção diária de destilado, necessitando de melhorias para maiores resultados. O sistema também se revelou eficiente tanto na remoção de sais como na remoção de microrganismos em comparação com outros trabalhos e constatou-se que a amostra de água tratada apresenta-se de acordo com a Portaria no 2914 devendo apenas adequar o pH e equilibrar a quantidade de sólidos dissolvidos para que se obtenha uma água própria para o consumo e livre de danos à saúde.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54703
Aparece nas coleções:DEHA - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_gmaraujo.pdf271,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.