Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54696
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Disneylândia Maria-
dc.contributor.authorSilva, Maria Simone da-
dc.contributor.authorLustosa, Francisca Geny-
dc.date.accessioned2020-10-16T06:04:14Z-
dc.date.available2020-10-16T06:04:14Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Disneylândia Maria; SILVA, Maria Simone da; LUSTOSA, Francisca Geny. Os saberes que mobilizam as práticas inclusivas na escola: reflexão situada em revisão bibliográfica. In: ANDRADE, Francisco Ari de; RIBEIRO, Disneylândia Maria; MUNIZ NETO, João Silveira (org.). Educação brasileira: caminhos a percorrer. Curitiba: CRV, 2018. p. 73-86.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-444-2499-5-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54696-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora CRVpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.subjectInclusão socioeducacionalpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectPedagogia - acessibilidadept_BR
dc.subjectAtendimento Educacional Especializado (AEE)pt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleOs saberes que mobilizam as práticas inclusivas na escola: reflexão situada em revisão bibliográficapt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste texto é divulgar o levantamento realizado em trabalhos acadêmico-científicos que abordam a temática dos saberes para a educação inclusiva no contexto da escola comum. Na consulta às pesquisas acadêmicas, de recorte para essa reflexão, que versam sobre os saberes docentes atinentes à educação inclusiva, buscamos sistematizar e discutir os aspectos como: temática, contexto da investigação e objetivos, aspectos teórico-conceituais e metodológicos empregados, além de situar os principais resultados e possíveis lacunas/críticas que emergem ao estudo. Referido levantamento se liga à necessária revisão de literatura da área, especificamente quanto à temática dos saberes para a educação inclusiva. Mobilizamo-nos, portanto, a conhecer sobre como a problemática dos saberes docentes se evidencia nas pesquisas acadêmicas. Desse modo, buscamos respostas para as seguintes questões: a) quais conhecimentos e habilidades favorecem a ação dos professores no ambiente escolar, particularmente, na sala de aula e no trabalho pedagógico? b) do que tratam e o que discutem as pesquisas mais atuais? Considerando que o estudo sobre os saberes está ligado às discussões atuais sobre a profissionalização do ensino e ao desenvolvimento profissional dos professores, o intento de refletir sobre os saberes como elementos de base constitutivos do magistério pode colaborar para iluminar o esforço conceitual de se pensar a inclusão e a formação dos professores para que possam dar sustentação a uma prática pedagógica efetivamente includente.pt_BR
Aparece nas coleções:PRÓ-INCLUSÃO - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_capliv_dmribeiro_mssilva_fglustosa.pdf591,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.