Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/54696
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro, Disneylândia Maria | - |
dc.contributor.author | Silva, Maria Simone da | - |
dc.contributor.author | Lustosa, Francisca Geny | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-16T06:04:14Z | - |
dc.date.available | 2020-10-16T06:04:14Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Disneylândia Maria; SILVA, Maria Simone da; LUSTOSA, Francisca Geny. Os saberes que mobilizam as práticas inclusivas na escola: reflexão situada em revisão bibliográfica. In: ANDRADE, Francisco Ari de; RIBEIRO, Disneylândia Maria; MUNIZ NETO, João Silveira (org.). Educação brasileira: caminhos a percorrer. Curitiba: CRV, 2018. p. 73-86. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-444-2499-5 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54696 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora CRV | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Pessoa com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Inclusão socioeducacional | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia - acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Atendimento Educacional Especializado (AEE) | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | Os saberes que mobilizam as práticas inclusivas na escola: reflexão situada em revisão bibliográfica | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O objetivo deste texto é divulgar o levantamento realizado em trabalhos acadêmico-científicos que abordam a temática dos saberes para a educação inclusiva no contexto da escola comum. Na consulta às pesquisas acadêmicas, de recorte para essa reflexão, que versam sobre os saberes docentes atinentes à educação inclusiva, buscamos sistematizar e discutir os aspectos como: temática, contexto da investigação e objetivos, aspectos teórico-conceituais e metodológicos empregados, além de situar os principais resultados e possíveis lacunas/críticas que emergem ao estudo. Referido levantamento se liga à necessária revisão de literatura da área, especificamente quanto à temática dos saberes para a educação inclusiva. Mobilizamo-nos, portanto, a conhecer sobre como a problemática dos saberes docentes se evidencia nas pesquisas acadêmicas. Desse modo, buscamos respostas para as seguintes questões: a) quais conhecimentos e habilidades favorecem a ação dos professores no ambiente escolar, particularmente, na sala de aula e no trabalho pedagógico? b) do que tratam e o que discutem as pesquisas mais atuais? Considerando que o estudo sobre os saberes está ligado às discussões atuais sobre a profissionalização do ensino e ao desenvolvimento profissional dos professores, o intento de refletir sobre os saberes como elementos de base constitutivos do magistério pode colaborar para iluminar o esforço conceitual de se pensar a inclusão e a formação dos professores para que possam dar sustentação a uma prática pedagógica efetivamente includente. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PRÓ-INCLUSÃO - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_capliv_dmribeiro_mssilva_fglustosa.pdf | 591,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.