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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Professoras de educação infantil: profissionalização, autonomia e resistência
Título(s) alternativo(s): Maestras de educación infantil: profesionalización, autonomía y resistencia
Título em inglês: Early childhood education teacher: professionalization, autonomy and resistance
Autor(es): Moimaz, Rodolfo Soares
Palavras-chave: Professoras da Educação Infantil;Profissionalização;Resistência
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: MOIMAZ, Rodolfo Soares. Professoras de educação infantil: profissionalização, autonomia e resistência. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 42, n. 82, p. 170-185, maio/ago. 2020.
Resumo: No Brasil, cerca de 95% do total de professores de Educação Infantil – setor com piores condições de remuneração e trabalho docente – são mulheres. As políticas neoliberais aplicadas à educação, através de bandeiras como a defesa da racionalização do trabalho no ambiente escolar, tendem a aprofundar a precarização da docência. Frente a este processo, ocorrem mobilizações das professoras reivindicando, dentre outras pautas, a profissionalização do seu trabalho. Nestes casos, a demanda pela profissionalização representa a luta pela defesa da autonomia do trabalho, constantemente atacado e inferiorizado por ser relacionado às tarefas de cuidado, usualmente atribuídas ao âmbito doméstico, socialmente relegadas às mulheres.
Abstract: In Brazil, about 95% of the total number of Early Childhood education teachers – the sector with the worst work and remuneration conditions – are women. Neoliberal education policies, through claims such as the defense of the rationalization of work at schools, tend to deepen its precarization. In the face of this process, teachers are mobilizing, demanding, among other guidelines, the professionalization of their work. In these cases, the demand for professionalization represents the struggle for the defense of work autonomy, constantly attacked and inferiorized for being related to care tasks, usually attributed to the domestic sphere, socially relegated to women.
Resumen: En Brasil, alrededor del 95% del número total de docentes en Educación Infantil, el sector con las peores condiciones de remuneración y trabajo docente, son mujeres. Las políticas neoliberales aplicadas a la educación, a través de pautas como la defensa de la racionalización del trabajo en las escuelas, tienden a profundizar su precarización. Ante este proceso, se producen movilizaciones de docentes, reclamando, entre otras directrices, la profesionalización de su trabajo. En estos casos, la demanda de profesionalización representa la lucha por defender la autonomía del trabajo, constantemente atacado e inferiorizado por estar relacionado con tareas de cuidado, generalmente atribuidas a la esfera doméstica, socialmente relegadas a las mujeres.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54656
ISSN: 0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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